Lons-le-Saunier é uma cidade da região de Franche-Comté do departamento do Jura. Ela faz parte da rotas termais da França, e é a cidade que nasceu o autor do hino nacional francês Rouget de Lisle.
Entre outros celebres escritores que nasceram na cidade de Lons. Seus cafés e bares na época de primavera e verão são lugares de encontro e lazer durante a visita pelos bairros e ruas da cidade.
A praça da Liberdade (Place de la Liberté) fica no coração da cidade e concentra as atividades principais festivas e comerciais. A estatua do General Lecourbe e o espelho de agua fazem parte do clichê da cidade,e uma parada para fotos e se refrescar no verão quente e seco é imprescindivel.
Lons-le-Saunier é também é conhecida como a cidade das termas, pois ela esta situada na região de essências raras originarias dos cincos continentes e faz parte da rota das aguas termais da França. Desde 1892 as aguas salgadas das termas são usadas para o bem-estar dos habitantes e visitantes.
Um parque de sete hectares de puro verde e aguas cristalinas que tornam o ambiente extasiante. Ao fundo as termas que são frequentadas durante todo o ano para o bem-estar do corpo através das aguas curativas das antigas salinas.
Os museus também fazem parte desse percurso turistico de Lons-le-Saunier. Uma deles é o museu da Vaca que rir(Musée de la Vache qui rit".
![]() |
Museu "La Maison de la vache qui rit" |
Outro museu interessante visitar é o de Arqueologia composto de coleções paleontológicos, mineralógicos e arqueológicos que ilustram 400 milhões de anos de historia do Jura das formações rochosas as atividades humanas mais recentes.
Nas quintas-feiras acontece o maior mercado ao céu aberto do Jura. Agricultores, comerciantes, artesãos da região se encontram no centro da cidade com seus produtos.
Pela manhã são os frutos, legumes, geléias, queijos, vinhos etc que seduzem os visitantes com seus aromas, texturas e sabores.
Durante todo o dia o mercado têxtil de artesanato oferecem seus produtos a um preço razoavel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)