Estrasburgo
Ela é considerada a capital das feiras de Natal da França. São 12 feiras que reagrupam o mais belo natal da França, do 24 de novembro a 23 de dezembro 2012. Situada no coração das feiras natalinas Alsacianas, nessa época de fim de ano ela se transforma em uma suntuosa categral de Natal.
![]() |
Foto:www.noel.strasbourg.eu |
Durante todo o mês de dezembro as ruas são iluminadas pelos aromas, criatividade, corais e concertos musicais que preenchem a vila e a deixa em ritmo de festa.
A origem dessa feira natalina teve início em 1570, é um dos mais antigos da França e cresce a cada ano graças a tradição do comércio, e também ao seu espírito tolerante e humanista que construiram sua identidade.
A feira de Natal (chamada de Christkindelmärik no dialeto Alsaciano); assim como a grande árvore existem desde a Idade Média.
![]() |
Foto:www.noel.strasbourg.eu |
Na praça Brooglie onde se instala a feira os participantes vendem seus produtos como arvores de natal, decorações, creches, imagens, geléias, receitas tradicionais que acompanham o vinho quente.
A tradição da grande árvore teve origem também na Alsácia. Durante a idade média eles eram montados na frente das igrejas na véspera de Natal « Jogos do paraíso », recitos da história da criação é uma árvore coberta de maçãs que representava a árvore do paraiso.
Em 1521, na cidade de Sélestat, uma ordem municipal autoriza os guardas florestais a deixarem cortar os pequenos pinheiros para a festa de Natal. Assim o habito se espalha pelas vizinhanças. No começo eles eram decorados com maçãs, açucar colorido, e depois com bredles(pequenos biscoitos alsacianos feitos para as festas de fim de ano.
![]() |
bredles, deliciosos sabores do Natal Alsaciano |
A guerra de 1870 leva a imigração de varios habitantes da Alsacia e assim a tradição de NATAL se disseminou pela França e outras regiões. Assim o pinheiro de Natal aparece na Alemanha, Suiça, Austria, Tchécoslovaquia, os países escandinavos, a Inglaterra e as américas.
![]() |
Foto:www.noel.strasbourg.eu |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)