terça-feira, 5 de setembro de 2017

A Francophonie no meio do mundo



No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado no bairro do trem, para uma noite de descobertas da tradicional cozinha francesa. O chef Laurent falou sobre as dez tradicionais receitas francesas , e as dez sobremesas preferidas na região européia.  Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de degustar, croissants briochés, cappuccinos, croques, diabolos e o famoso creme brullee.

Uma noite prazerosa organizada pelas professoras Daniella Ramos e Vera Almeida que procuram sempre novos horizontes para que seus alunos conheçam e estabeleçam um contato mais próximo do mundo francophone. 


O espaço cultural foi inaugurado em 13 de agosto de 2009 com o objetivo de desenvolver atividades de profissionalização e a difusão da cultura francesa no Amapá. São realizados cursos e projetos culturais oferecidos gratuitamente, como aulas de francês, português instrumental, artesanato, teatro, artes e técnicas vocais. O Centro é localizado na Avenida General Gurjão, número 32, no Centro de Macapá.
É indiscutível a importância da influência da Língua Francesa para a comunicação entre Brasil e França através de seu departamento, a Guiana Francesa onde existe onde partilha a maior fronteira do pais de Molière. Por conta disso, em 1996 foi assinado pelos presidentes do Brasil e França, o Acordo de Cooperação Franco-Brasileiro que possibilitou a ampliação do ensino na região. Além de escolas particulares, o Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand, inaugurado em 2003 na cidade de Macapá, é a instituição pública procurada para a formação do idioma e, segundo a direção da instituição, cerca de dois mil acadêmicos foram capacitados até o final de 2015.

A força do ensino da língua francesa no Amapá, vem perdendo força pelo motivo de falta de investimento. Uma triste realidade que precisa de parceiros e de um investimento mais efetivo para que continue a formar pessoas,  fortalecendo assim, o desenvolvimento cultural, científico, econômico, político e social da fronteira Franco-Brasileira, e para isso é necessário o domínio da Língua Francesa para amplificar os laços entre as nações, dinamizar a comunicação inter fronteiriça, e favorecer a eficiência do trabalho da comunicação midiática, assim como incentivar diferentes pesquisas e parcerias que fomente mais ainda o desenvolvimento dos dois países.

A presença do saber francês da gastronomia através do @lecafebistrot no começo do Brasil, compartilha das técnicas da tradicional cozinha francesa através da elegância do casamento entre sabores, levando para os clientes que la frequentam o respeito pelo produtor local, pelo alimento e o saber fazer tradicional. 

3126, Jovino Dinoa, Trem 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...