sexta-feira, 11 de novembro de 2011

livraria das flores...

Eric LAFFONT dono da livraria DES FLEURS

Sou fascinada pela história da região do Jura, seus escritores e seus recitos históricos, os romances contos e lendas. Na rua do centro da cidade de Dole um antiga livraria depois de 15 anos vende e compra livros novos e usados. Quase todos os dias eu visito a vitrine e viajo nos títulos das obras exposta, durante quase 4 ans morando aqui tive uma vez apenas o contato com um dos vendedores que me disse; "Os horários de funcionamento são excepcionais!", ou seja se você tiver sorte encontra aberta a loja em qualquer dia ou noite  da semana.
centro da cidade de Dole
Em uma noite de domingo precisamente às 18h24 passando na rua principal do centro da cidade, de longe podíamos ver a luz forte que  que saía pela porta entreaberta. Ao me aproximar encontrei os livros e os clientes como se discutissem animadamente sobre vários assuntos...sorri, pois depois de anos apenas admirando as obras do outro lado da vitrine tive a oportunidade de tocar e ver de perto o que estava escrito além das capas dos livros expostos. 
livros antigos e modernos
livros de arte, história, poesia, infantis, etc

Entrei e comecei a olhar obra por obra, revistas antigas, jornais, peças de teatros, postais, cartazes...livros encadernados como antigamente, revestidos de couro, tecido ou outro material com aspecto de épocas passadas.
Eric Laffont dedicando o livro 
"A la découverte du Jura et de sa nature"
 Meu favoritos são os escritores da região como Marcel Aymé, Bernard Clavel, André Besson... em seus livros a magia da região é detalhada em romances,  recitos históricos e de vida, lendas e contos que a cada página nos transporta para uma viagem no tempo. 
Escolhi dois livros de Bernard Clavel, Marcel Aymé et eu ganhei um sobre a bela região do Jura que se chama " A descoberta do Jura e de sua natureza" que foi presenteado pelo dono da livraria M Eric Laffont o qual me fez uma dedicatória super gentil. Durante a visita tive a oportunidade de conversar com Sr. Eric e ele contou a época em que morou em Paris seus encontros com artistas nos cafés e bares do famoso bairro Saint-Germains-des-Prés, e um deles com o maravilhoso cantor-compositor-interprete Serge Gainsbourg.
Fiquei de retornar lá para gravarmos um video dele contando suas aventuras em Paris, seus encontros com o mundo dos artistas, escritores e suas obras.
Agora sei que tem muita vida dentro dessa livraria e que os livros fazem viva nossa memória quando estamos disportos à descobrir o grande conhecimento que estar por detrás de cada obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...