quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

l-amazonie no zappez+net...

France 3 na cidade de Besançon - Doubs - França
Esta semana recebi um convite do Programa Zappez+Net da rede de televisão France3 da região de Franche-Comté para participar e falar um pouco dos meus blogs em francês, www.l-amazonie.org e em português www.naramazonie.blogspot.com. Fui recebida pela redatora Chefe Adjunta do programa Coralie Roland e o apresentador Christophe Joly. O Zappez plus Net é um programa do canal France 3, que faz homenagem aos blogs originais, criativos da região de Borgonha e de Franche-Comté todos os sabados às 19h20.
Além do convite eu visitei toda as instalações da TV acompanhada pelo apresentador Christohphe Joly!! Logo apos passei à maquiagem e ...gravando!!
O programa que gravei vai ao ar no dia 7 de janeiro o primeiro do ano de 2012. Durante a espera para gravar, observei a equipe encarregada de organizar a mensagem de fim de ano, os funcionarios de gorro de papai noel, um ar de festa em cada sala do prédio e os ecos no corredor "gravando..de novo...mais uma vez...perfeito!". 
Christophe Joly apresentador do programa Z@ppez+Net do France3 Franche-Comté

O que chamou atenção da equipe do programa foi uma brasileira da região da Amazônia que através de seus blogs descreve duas regiões completamente diferentes e distantes... o Jura na França e a Amazônia no Brasil. 
Realmente ha uma enorme diferença de clima, cultura, mas a natureza e o saber tradicional me fizeram aproximar essas duas regiões inesqueciveis e que tem sim muito em comum... a Amazônia é rica pela sua biodiversidade e pelo saber de povo da floresta.

...a região de Franche-Comté, onde fica Jura, é a região com maior cobertura de arvores da França, célébre por sua gastronomia regional, seus produtos feitos artesanalmente, com lagos e cachoeiras impressionantes....assim eu a chamo de Amazônia francesa.
Rio Doubs no Jura
Foi uma experiência super onde tive a oportunidade de falar dos dois paises que fazem parte da minha vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...