quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Seaview nos recifes de corais°°°



Uma viagem de sensibilização e preservação das espécies de uma das 7 maravilhas naturais do Mundo, 
A Grande Barreira de Coral Australiana.
Uma das ferramentas mais usadas no mundo o Google enriquece ainda mais a ferramenta cartográfica Google Earth com o projeto Catlin Seaview Survey. Um projeto realizado pela Universidade de Queensland (institutos de pesquisas) e a parceria do grupo Catlin Group Limited, vamos poder descobrir em imagens a grande barreira de corais da Austrália. Mais de 50 000 imagens serão disponibilizadas pelo Google Earth, Google Mapas e ainda o site de videos do YouTube.
O projeto é dirigido pelo professor  Ove Hoegh-Guldberg. O estudo servirá  para realizar um analise mais aprofundada dos corais, com o objetivo de documentar a formação e saude do ecossitemas em três fases:
SVII Câmara
1) O levantamento do recife pouco profundo, será fotografá-los com uma visão panorâmica de 360° utilizando câmaras especiais. Estas imagens serão analisadas automaticamente com a ajuda de um programa de reconhecimento de imagens, criando um nivel de referência em escala ricas em detalhes de analises cientificas, a partir de lugares ao longo da barreira de corais com mais de 2300 km. As imagens serão colocadas à disposição gratuitamente pelo Google para os cientistas do mundo inteiro como base de estudo.
2) O levantamento do recife profundo se baseia nos efeito das mudanças climáticas no ecossistema menos conhecido do planeta - os recifes de águas profundas ou de ecossistemas de corais centrais (30-100m). Ele fornecerá um estudo aprofundado da saude da biodiversidade da Grande Barreira de Coral em aguas profundas, avaliando assim a sensibilidade em relação as mudanças climaticas
3) A terceira fase do estudo é o levantamento da mega fauna. Um trabalho de etiquetagem e de observação das raias manta, as tartarugas e os tubarões, utilizando informações de seus movimentos em relação aos dados oceanograficos.Um estudo importante, pois não existe uma base de dados aprofundados em relação aos grandes animais marinhos e sua distribuição face as mudanças da temperatura dos oceanos.



Para poder observar um dos patrimônios mundiais da humanidade, precisamos esperar até setembro 2012, para que possamos nadar virtualmente na Grande Barreira de Coral australiana.Todas informações estão disponiveis no site Catlin SeaView Survey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...