domingo, 10 de junho de 2012

Revermont de florestas, campos e vinhas ...


Na região do Jura é caracterizada por 4 tipos de terroirs e paisagens, a Bresse Jurassiana, Revermont, Alto Jura e a região dos Lagos.
Chamado de país do meio, Revermont está localizada na região de vinhas na expinha dorsal do Jura. O Revermont compartilha a região de norte ao sul,onde homens e mulheres se instalaram no decorrer de séculos. Eles fundaram algumas das mais belas cidades jurassianas e deram a vida local uma doçura e uma poesia com acentos mediterrâneos.Aqui é a região dos vinhos com inumeros selos de qualidade com suas cincos variedades de vinhas. Um país do que explorou o sal, onde deixou como herdeira suas termas renomadas no mundo inteiro. Uma região vasta de campos aos multiplos sabores, tradições ancestrais e de um glorioso passado.
Terra acolhedora  de boa vida, cercado de castelos, de vinhedos, com suas paredes rochosas que se elevam e formam um ponto de visão do horizonte inesquecível e banhadas de rios e riachos que surgem entre os rochedos. Ele é unico e misterioso, rico ao norte, selvagem ao sul, para o descobrir somente usando os instintos saindo das comuns rotas de turismo.
Adega na cidade de Arbois

Uma das maiores adegas de afinagem dos queijos do Jura - Forte Santo Antônio
Para sentir o ar e decifrar a região precisamos de tempo!
Tempo para ouvir o toque do coração das adegas umidas do queijo mais famoso da região, o Comté, estrela dos pratos de sabor tradicional m cidade de norte ao sul. Degustar os primeiros aromas das adegas em seus tonéis de carvalho, com moderação claro, visitando as diversas adegas espalhadas de canto a canto em cidades charmosas com um típico toque de um bela época. Para se chegar aos sabores e o saber tradicional desses habitantes precisamos, sentir, pesquisar e por fim saborear.
Da cidade de Salin-les-Bains no norte até a cidade de Saint-Amours ao sul, passando por Arbois, Poligny, e a capital e prefeitura do Jura Lons-le-Saunier o Revermont apresenta uma sucesão de vales com altitudes que variam de 2OO a 600m.
Cidade de Baume-les-Messieurs a 20km de Lons-le-Saunier
Nesse traçado de cores e sabores chamado Revermont abriga uma população um pouco mais de 80.000 pessoas uma virgula no coração do Jura coberto de florestas, campos e vinhas.


2 comentários:

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...