domingo, 3 de fevereiro de 2013

Chandeleur a festa dos crepes franceses


Ontem, dia 2 de fevereiro aqui na França , foi o dia da Chandeleur, uma festa religiosa cristã, traduzindo “Apresentação de Jesus Cristo ao templo”, e que comemora a apresentação do menino Jesus ao templo de Jerusalém e a purificação de sua mãe, a Virgem Maria. A data é comemorada com muitoooooos CREPES e para dar sorte devemos segurar uma moeda em uma das mãos e virando o crepe com a outra sem deixar cair rs. essa tradição é para trazer prosperidade o ano todo :). Abrindo o domingo desejando prosperidade pra tds!!!!


Um pouco da história da festa

O dia 15 de fevereiro os romanos festejam Lupercius o Deus da fecundidade, em seguida os Celtas festejam no dia 1º a festa da purificação da água que asegura a fertilidade  e a fecundidade..
No fim do império romano a igreja começava uma vasta substituição de rituais pagãos por festas religiosas. O Chandeleur teria sido imposto pelo papa em 472. Esta festa se torna em 1372 na cidade de Avignon no sul da França, a festa da purificação da Virgem.

Por que comemorar a festa com crepes?
A sua forma e cor evoca o sol, um disco dorado depois da noite de inverno. Dizem que o papa recebia o peregrinos que chegavam à Roma com crepes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...