segunda-feira, 8 de abril de 2013

5 olhares para a escolha de bons restaurantes

Como saber se você está em um "bom"restaurante sem a ajuda tendenciosa de um guia gastronômico?Encontrar um lugar onde a cozinha é verdadeiramente fresca com produtos de qualidade e de preferência regional,  e higiênica claro é tudo que precisamos para um dia realmente nota dez. Principalmente para quem adora viajar e conhecer outras cidades e as receitas locais precisa saber alguns pontos basicos para conhecer a verdadeira boa rota de comer bem!!
Algumas dicas para você verificar antes de se sentar e degustar as receitas do dia e da região :)
Com um pouco de treinamento em menos de 30 segundos você começa a desvendar lugares de verdadeiro sabor e frescor ;)

u.Um EXTERIOR agradável e limpo ☜═㋡ᔭ 

•.¸¸.•• As fachadas, vitrines e janelas devem está limpas e bem cuidadas.
•.¸¸.•• Os móveis de exterior devem ser de boa qualidade, se são de cadeiras plasticas verificar se são 
•.¸¸.•• Guarda-sol publicitarios e vitrine cheias de sanduiches, crepes, paninis etc...dê meia volta :/

v.Um olhar através da VITRINE☜═㋡ᔭ 
•.¸¸.•• O restaurante deve está quase lotado, se existe gente na fila não fuja de primeira, é um bom sinal, se ele não é situado em um lugar turístico ;
•.¸¸.•• Existe cliente do mesmo país que a cozinha que é servida ? Exemplo clientes chineses em um restaurante chinês é bom sinal ;
•.¸¸.•• Pessoas idosas é também outro sinal de restaurante de qualidade e de bem cuidada.
•.¸¸.•• Ausência de turistas também é outro bom sinal :)
•.¸¸.••  Se a cozinha é visível, é um sinal a mais de que você esta em bom caminho
•.¸¸.•• Se você ainda não se decidiu e estiver caminhando procurando um restaurante e alguém salta em sua frente e tenta lhe persuadir a entrar em um restaurante FUJA é cilada!!!

wDe olho no MENU o.O
Adicionar legenda
Os restaurante que fazem da cozinha local, a base de produtos regionais e frescos apresentam no menu variado , então você pode questionar como cliente sobre a maneira de preparo e a qualidade dos ingredientes. Por exemplo pergunte se as batatas fritas são feitas no local, assim eles perceberão que você quer comida de qualidade e feita na hora e não comida congelada comprada em supermercado.

•.¸¸.•• Fuja de menus plastificados, amarelados e com etiquetas sobre os preços anteriores.Os menus devem ser descartáveis ou ter apenas o cardapio do dia. Quando são escrita em um quadro negro também é um bom sinal, evite os restaurantes que mostram fotos no cardapio e nas vitrines. 
•.¸¸.•• Se o menu é escrito em varias linguas com a bandeira da união européia ou outra,rs  mal presságio :p. 
•.¸¸.•• O menu deve ser sério e curto com a descrição clara dos produtos. Se o restaurante é pequeno, o menu não deve ser cheio de pratos (é a segurança que tudo é fresco e nada congelado) ouça « um MENU correto é composto de três propostas de entrada, de prato principal e de sobremesa, e um só prato do dia »
•.¸¸.•• Coerência no menu, se o restaurante faz todo tipo de comida, é suspeito!

•.¸¸.•• As sobremesas... se no menu estivererem o mesmo tempo estiverem o sobremesas que dependem de tempo para o preparo como o fondant de chocolate, cremes, café gourmand, entre outros, corre o risco de que sejam industriais e não frescos.


xUm olhar na SALA principal do restaurante

•.¸¸.•• As lâmpadas... se estão queimadas e não foram trocadas corre-se o risco de que o mesmo descuido possa acontecer com as louças e talheres :/
•.¸¸.•• A musica não deve ser alta!!
•.¸¸.•• As flores...em plástico? Fujaaaaa, mas antes postar uma nota "Aqui não amamos nada ao natural"
•.¸¸.•• Os banheiros... a técnica é antes de fazer o pedido é ir diretamente fazer a verificação da higiene!!
•.¸¸.•• Se as sobremesas estiverem exposta e uma vitrine refrigerada esperando os cliente, ai é você que decide se fica ou se vai, mas são também um sinal de que a frescura passa longe.
•.¸¸.•• A recepção... se ao indício de 2 a 3 minutos ninguém percebe que você chegou, ou ao menos nem fez sinal para você aguardar, o serviço risca de ser pouco agradavel e que a cozinha também seguirá esse ritmo.
•.¸¸.•• O serviço dos garçons...faça perguntas sobre o cardápio do dia e se eles conhecem os produtos das receitas ofertadas no menu...

yUm olho na MESA do vizinho e nos pratos que chegam

A mesa ao lado pode ser uma fonte de informação rica, pois então não deixe de perguntar "Você está gostando do atendimento e dos pratos? Logo você saberá se há entusiasmo ou não :)
•.¸¸.•• O pão...se eles dão vontade de devorá-los isso quer dizer que o patrão não dispensa a qualidade do produto pelo menor preço :)
•.¸¸.•• As saladas sem tem aspecto de frescor, saida da horta é outro bom indício;
•.¸¸.•• Os queijos...um outro bom indicador, a olho nu podemos ver se ele é industrial ou comprado em um mercado.
•.¸¸.•• As bebidas...se for refrigerantes peçam a garrafa não copo , para evitar de tomar por exemplo "cola" feito "coca", e os vinhos também peçam a garrafa, afinal paga-se caro e devemos exigir o verdadeiro!!
•.¸¸.•• Se exite em cada mesa sal e pimenta em cada um é também um bom sinal de atenção dispensada aos clientes.
•.¸¸.•• Um olhar sobre os pratos no fim da refeição dos clientes, se estão vazios bom sinal, caso contrário atenção ao que vai ser servido!!!

Se você tiver outro indício , por favor não deixe de comentar :)

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