domingo, 3 de maio de 2015

Profissões quase esquecidas!

Artesãos do couro
Com o avanço da tecnologia e um mercado  mais competitivo que cria a cada dia novas profissões, o modelo artesanal de outrora desaparece, ou quase. 
Um certo saudosismo està no ar quando entramos nas ruelas do mercado. O sapateiro, o relojoeiro, as maquinas de costura e o fazedor de chaves estão presentes, como se o tempo não tivesse pressa de avançar.
Seu Edivaldo da Engraxataria Jerusalém

Seu Edivaldo da Engraxataria Jerusalém
Seu Edivaldo da Engraxataria Jerusalém
Seu Edivaldo da  Engraxataria Jerusalém, através de ferramenta rusticas e sem tecnologia do mercado de hoje, ele leva seu negocio com entusiasmo, pois as pessoas começam a recuperar seus acessorios em vez de descartar e comprar o novo.Recuperar um bem hoje, é mais sadio e o planeta agradece, que forçar o consumismo exacerbado que leva o mundo à uma qualidade de vida destruidora.

Dona Maria hà 44 anos trabalha no Mercado Central

Dona Maria chegou 1971, no mercado. Hoje são 44anos de trabalho buscando um vida melhor para sua familia; Apesar do avanço da tecnologia as pessoas ainda procuram seu serviços de consertos de bolsas, sandalias, e roupas de forma artesanal.
Alguns passos adiante encontro um jovem de 22 anos, Edivam que é ajudante do negocio de seu Rosimar que està no pontos do mercado a exatamente 30 anos.
Edivan, um jovem de 22 anos que domina a maquina artesanalmente
 Durante minha estada na França tive oportunidade de conhecer uma escola de Artes e profissões do Espetaculo , aliàs umas das cinco da França chamada Lycée Pasteur Mont Roland. Claro que nossa tecnologia esta longe da Europa, mas o principal do sucesso de uma profissão é a criatividade, talento nato, e isso temos de sobra, falta incentivo por parte do governo, e acreditarmos mais que podemos sim, chegar entre os melhores do mundo a moda jà é um realidade estamos entre os primeiros polo de designer do mundo. 
Para quem quiser saber mais, pode acessar o site, na cidade existe também escola que ensinam brasileiros a aperfeiçoar o francês. A imigração portuguesa é grande nessa região de montanha do leste da França. Mas um detalhe, é que là também o grande nome da moda do couro e alta costura de Luxo, Louis Vuiltton. Ele nasceu na cidade de Anchay no Jura e muito jovem aprendeu a profissão de seu pai que trabalhava com couro, mas ele não começou "chique" foi preciso muita persistência e acreditar em seu talento para hoje ser um icone da moda em acessorio de couro de luxo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...