Pular para o conteúdo principal

Profissões quase esquecidas!

Artesãos do couro
Com o avanço da tecnologia e um mercado  mais competitivo que cria a cada dia novas profissões, o modelo artesanal de outrora desaparece, ou quase. 
Um certo saudosismo està no ar quando entramos nas ruelas do mercado. O sapateiro, o relojoeiro, as maquinas de costura e o fazedor de chaves estão presentes, como se o tempo não tivesse pressa de avançar.
Seu Edivaldo da Engraxataria Jerusalém

Seu Edivaldo da Engraxataria Jerusalém
Seu Edivaldo da Engraxataria Jerusalém
Seu Edivaldo da  Engraxataria Jerusalém, através de ferramenta rusticas e sem tecnologia do mercado de hoje, ele leva seu negocio com entusiasmo, pois as pessoas começam a recuperar seus acessorios em vez de descartar e comprar o novo.Recuperar um bem hoje, é mais sadio e o planeta agradece, que forçar o consumismo exacerbado que leva o mundo à uma qualidade de vida destruidora.

Dona Maria hà 44 anos trabalha no Mercado Central

Dona Maria chegou 1971, no mercado. Hoje são 44anos de trabalho buscando um vida melhor para sua familia; Apesar do avanço da tecnologia as pessoas ainda procuram seu serviços de consertos de bolsas, sandalias, e roupas de forma artesanal.
Alguns passos adiante encontro um jovem de 22 anos, Edivam que é ajudante do negocio de seu Rosimar que està no pontos do mercado a exatamente 30 anos.
Edivan, um jovem de 22 anos que domina a maquina artesanalmente
 Durante minha estada na França tive oportunidade de conhecer uma escola de Artes e profissões do Espetaculo , aliàs umas das cinco da França chamada Lycée Pasteur Mont Roland. Claro que nossa tecnologia esta longe da Europa, mas o principal do sucesso de uma profissão é a criatividade, talento nato, e isso temos de sobra, falta incentivo por parte do governo, e acreditarmos mais que podemos sim, chegar entre os melhores do mundo a moda jà é um realidade estamos entre os primeiros polo de designer do mundo. 
Para quem quiser saber mais, pode acessar o site, na cidade existe também escola que ensinam brasileiros a aperfeiçoar o francês. A imigração portuguesa é grande nessa região de montanha do leste da França. Mas um detalhe, é que là também o grande nome da moda do couro e alta costura de Luxo, Louis Vuiltton. Ele nasceu na cidade de Anchay no Jura e muito jovem aprendeu a profissão de seu pai que trabalhava com couro, mas ele não começou "chique" foi preciso muita persistência e acreditar em seu talento para hoje ser um icone da moda em acessorio de couro de luxo.


Postagens mais visitadas deste blog

receita de °°éclairs franceses°°

°°°Massa (p/12 unidades)
- 12,5 cl de leite
- 12,5 cl d'agua
- 100 g de manteiga
- 4 g de açucar
- 2 g de sal
- 150 g de trigo
- 5 ovos

°°°Preparo da massa

Em uma panela esquente a agua, o leite, o sal, o açucar e a manteiga. Junte em seguida o trigo passado no crivo. Misture vigorosamente e uniformemente, depois deixe repousar alguns minutos e misture os ovos pouco a pouco até a mistura ficar homogênea e lisa. Em uma placa de metal ou açadeira cubra com papel manteiga, coloque em um saco de confeiteiro a massa e faça conforme sua escolha (foto3), pincele com uma gema de ovo leve ao forno a 200°C TH°7 durante  30 a 45 minutos.
°°°O recheio tradicional (preparação : 15 min) - 50 g de trigo
- 100 g de açucar
- 500 g de leite
- 2 gemas de ovo
- 1 pau de baunilha

Primeira mistura junte o trigo com a metade do açucar e dssolva com um pouco de leite, junte as gemas de ovo. Em uma panela coloque o restante de leite e raspe o pau de vanilha, coloque a outra metade do açucar e leve ao fogo. Re…

45ª edição da peregrinação dos portugueses em Dole...

Fé e decoção desde 1967°°°
Neste dia 13 de maio de 2012 que é comemorado o dia das Mães no Brasil, na cidade de Dole os devotos organizam uma grandiosa peregrinação em louvor e honra de Nossa Senhora de Fátima no Santuário de Mont-Roland. O programa começou no sábado, dia 12 começou com a celebração da Eucaristia a partir de 20h30, seguindo-se a bênção e procissão das velas, com o andor e a imagem de Nossa Senhora de Fátima em volta do recinto do Santuário. Domingo dia 13 de Maio com início às 10h30 celebração da Eucaristia presidida pelos padres da região. Por volta das 15h00 haverá o terço e procissão do adeus à Virgem Maria, com salmos e cânticos dedicados à nossa senhora. Este é o momento de grande emoção neste peregrinação. A missa campal é realizada em frente o Santuário cerca de 18000 pessoas participaram dessa 45ª edição de devoção e fé a Virgem.

A primeira celebração em honra de Nossa Senhora de Fátima neste lugar aconteceu em 1966, na qual participaram quatro dezenas de pess…

Bom dia com tapioquinha

Essa é uma das delícias err o café da manhã da Amazônia e aqui em Macapá o Café Pingado é um dos melhores endereços pata começar uma típica manhã de fim de semana BA maior floresta tropical do mundo.
Um excelente dia s todos :)