Pular para o conteúdo principal

Respeito à qualidade de vida



As frutas e legumes necessitam de condições climaticas especificas para crescer naturalmente. Fora desse periodo, eles são cultivados em estufas que necessitam de uma quantidade de energia significativa.
Para limitar o impacto de nossa alimentação sobre o clima, vamos privilegiar os legumes e frutas da estação, assim contribuiremos para a diminuição do impacto devastador no planeta. 
Citando apenas como exemplo, um tomate produzido localmente em uma estufa abastecida com energia elétrica, gera 7 VEZES MAIS gas carbônico que o mesmo tomate produzido naturalmente sem mudança de estação pelo homem.
Foto: Paisagem de campos coloridos perto de Sarraud, Vaucluse, France (44°01’ N – 5°24’ E). ©Yann Arthus-Bertrand.
A CADA METODO SEU IMPACTO
Todos os métodos agricolas não tem o mesmo impacto no clima, na biodiversidade ou no solo. Os métodos que limitam a utilização de recursos (agua, energia, etc.) e de produtos quimicos sintéticos (pesticidas, adubos, etc.) são mais duraveis pois eles respeitam mais o meio ambiente.
Em casa, na cantina da escola, ou no restaurante vamos privilegiar o maximo possivel os produtos que são derivados da agricultura organica: ela garante uma utilização limitada ao produtos fitosanitarios que autorizam somente adubos naturais.

Na foto estufa iluminada perto de Sauvo, região de Varsinais-Suomi, Finlandia (60°18' N – 22°36' E). ©Yann Arthus-Bertrand.

Postagens mais visitadas deste blog

receita de °°éclairs franceses°°

°°°Massa (p/12 unidades)
- 12,5 cl de leite
- 12,5 cl d'agua
- 100 g de manteiga
- 4 g de açucar
- 2 g de sal
- 150 g de trigo
- 5 ovos

°°°Preparo da massa

Em uma panela esquente a agua, o leite, o sal, o açucar e a manteiga. Junte em seguida o trigo passado no crivo. Misture vigorosamente e uniformemente, depois deixe repousar alguns minutos e misture os ovos pouco a pouco até a mistura ficar homogênea e lisa. Em uma placa de metal ou açadeira cubra com papel manteiga, coloque em um saco de confeiteiro a massa e faça conforme sua escolha (foto3), pincele com uma gema de ovo leve ao forno a 200°C TH°7 durante  30 a 45 minutos.
°°°O recheio tradicional (preparação : 15 min) - 50 g de trigo
- 100 g de açucar
- 500 g de leite
- 2 gemas de ovo
- 1 pau de baunilha

Primeira mistura junte o trigo com a metade do açucar e dssolva com um pouco de leite, junte as gemas de ovo. Em uma panela coloque o restante de leite e raspe o pau de vanilha, coloque a outra metade do açucar e leve ao fogo. Re…

45ª edição da peregrinação dos portugueses em Dole...

Fé e decoção desde 1967°°°
Neste dia 13 de maio de 2012 que é comemorado o dia das Mães no Brasil, na cidade de Dole os devotos organizam uma grandiosa peregrinação em louvor e honra de Nossa Senhora de Fátima no Santuário de Mont-Roland. O programa começou no sábado, dia 12 começou com a celebração da Eucaristia a partir de 20h30, seguindo-se a bênção e procissão das velas, com o andor e a imagem de Nossa Senhora de Fátima em volta do recinto do Santuário. Domingo dia 13 de Maio com início às 10h30 celebração da Eucaristia presidida pelos padres da região. Por volta das 15h00 haverá o terço e procissão do adeus à Virgem Maria, com salmos e cânticos dedicados à nossa senhora. Este é o momento de grande emoção neste peregrinação. A missa campal é realizada em frente o Santuário cerca de 18000 pessoas participaram dessa 45ª edição de devoção e fé a Virgem.

A primeira celebração em honra de Nossa Senhora de Fátima neste lugar aconteceu em 1966, na qual participaram quatro dezenas de pess…

Bom dia com tapioquinha

Essa é uma das delícias err o café da manhã da Amazônia e aqui em Macapá o Café Pingado é um dos melhores endereços pata começar uma típica manhã de fim de semana BA maior floresta tropical do mundo.
Um excelente dia s todos :)