quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Dole cidade de Arte e Historia



A cidade de Dole é atravessada pelo rio Doubs e é a cidade onde nasceu Louis Pasteur. Uma cidade de 25.000 habitantes charmosa e repleta de monumentos. Dole supreende seus visitantes por sua rica arquitetura, suas ruas e bairros que preservam a historia de uma bela época. Umas das arquitetura mais visitadas e que fazem de Dole uma das rotas de turismo da França e do mundo é sua catedral "La collègialle Notre-Dame" do séc. XVI.


Durante a caminhada nas ruas de Dole podemos saborear a gastronomia comtoise nos diversos restaurantes e também, sabores da Italia, China, Thailândia, Marrocos e Portuguesa.
O charme da cidade podemos ver em todas as estações, seja no outono, inverno, primavera ou verão. A flora faz a diferença, pois Dole é uma cidade classificada como "Ville Fleurie", ou seja faz parte da rota das cidades mais floridas da França.


O Antigo hospital da cidade construido 1613 deu lugar em 2000 à Biblioteca Publica onde encontramos 107.000 obras disponiveis para consulta entre livros, revistas, jornais, discos, videos documentarios, CD, DVD, etc...

Dois Museus são aberto ao pûblico durante todo o ano: Museu de Luis Pasteur(antiga casa onde nasceu Pasteur) e o Museu de Belas Artes.
Para divertimento dos visitantes e habitantes a casa de espetaculo "La Commanderie" é um dos pontos de encontro dos artistas e espetaculos intinerantes da França.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...