terça-feira, 12 de outubro de 2010

Recicla Macapá URGENTE!!!

De Meio Ambiente Amazônico

Quer maior visual e bem-estar que ter na sua porta o rio Amazonas com suas águas refrescantes, sua grande biodiversidade e seus mitos e lendas que nos fazem viajar quando estamos frente a frente com ele?

Crescemos contemplando-o, durante o verão intenso nada melhor do que cair em suas águas. Caminhando com amigos no quebra-mar, sua brisa nos refresca. 
Na imponente Fortaleza de São José de Macapá, observamos suas águas serem inundadas pelo magnífico pôr-do-sol do meio do mundo. 
De Meio Ambiente Amazônico

Caminhando pela orla do Santa Inês até a praça do coco percebemos o acumulo de lixo deixado pelos visitantes. São milhares de materiais plásticos espalhados por toda parte e invadem a beleza de nosso Amapá, mudam nosso ambiente e deixam nosso povo sem educação. Nosso maior cartão-postal, a orla do quebra-mar está fadada à ser o maior lixão a céu aberto de Macapá.
De Meio Ambiente Amazônico
Como podemos deixar tanto lixo mudar um santuário de amor entre homem e natureza acabar?
Encontramos pela manhãs os garis em suas jornadas de trabalho pelo meio ambiente recolhendo toneladas de resíduos sólidos, são as pegadas ecológicas urbanas deixando rastros desastrosos ao planeta e tirando a beleza imponente dessa rica biodiversidade mundial, a Amazônia.
De Meio Ambiente Amazônico
De Meio Ambiente Amazônico
Uma das pessoas responsáveis pelos trabalhadores da prefeitura falou-me do interesse de criarem uma associação que possa reciclar principalmente os resíduos plásticos, e que o principal impedimento seria o alto valor de custo da máquina. Ela também comentou sobre os empregos que seriam criados e as novas oportunidades de uma melhor qualidade de vida  para os que sobrevivem da coleta de latinhas, embalagens plásticas, reciclagem de papel etc.

O Brasil ganhou a lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos(LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010), que define regras para a triagem de embalagens usadas, incentiva à indústria da reciclagem e proíbe os "lixões" a céu aberto, assim como a importação de qualquer tipo de resíduo.  (mais informações no próximo artigo)
De Meio Ambiente Amazônico

Os depósitos de lixos que encontramos em alguns locais de Macapá, não são suficientes para que a população faça uma coleta ecologicamente responsável. Encontramos muitas vezes os lixeiros depredados ou completamente lotados e o tamanho dificulta na organização de praças,  ruas e avenidas de nossa capital.
De Meio Ambiente Amazônico

A mudança nessa interferência humana é a cada dia maior, e com isso as catástrofes geradas por essa ação depredatória é sentida nos quatros cantos do mundo.
Precisamos agir urgente para mudar esse cenário devastador que toma conta de nosso ambiente  e deixa o presente e o futuro do planeta em perigo permanente.
De Meio Ambiente Amazônico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...