terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O jardim dos sentidos em Besançon

Cidade de Besançon - Departamento  Doubs

 Besançon fica à 36 km de Dole e foi classificada como cidade de arte e história e está na lista do patrimônio mundial da UNESCO pelas obras do arquiteto Vauban depois de 2005. Situada na região de Franche-Comté é também uma cidade universitária, e pessoas do mundo inteiro desembarcam  para aprender o francês (www.cla.univ-fcomte.fr), cursar uma das melhores universidades da região a Universidade de Franche-Comté ou para o turismo vistando sua maravilhosa arquitetura.
Aromas por toda a caminhada do jardim dos sentidos em Besançon

Um passeio de prazer ao sentir os aromas da mãe natureza


As flores estão presentes dependendo da estação, agora estamos no inverno :)


As placas de sinalizações são escritas também em Braille

Descobrir em uma das minhas visitas à Besançon o Jardim dos sentidos. Localizado na borda do rio Doubs, rio que atravessa a cidade. O jardim propõe aos visitantes de ver, tocar, sentir, escutar e de saborear as plantas. Um jardim adaptado aos portadores de deficiência visual organizado pela associação local dos deficientes visuqis que desenvolveu o projeto. 
Cada visitante pode efetuar seu percurso explorando sua sensibilidade.
As plantas são etiquetadas e traduzidas para o Braille. Durante todo o caminho os sentidos se misturam ao sabor e odor das plantas medicinais, aromaticas e flores de uma diversidade impressionante. 
Uma boa idéia que podemos usar no Brasil, pois temos uma diversidade de espécies grandiosa à ser explorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...