domingo, 20 de fevereiro de 2011

14 anos de rali humanitário...

Participantes do rali na cidade de Lyon - Foto:Nara©hamblay2011
Durante uma visita turistica na cidade de Lyon encontrei um grupo de jovens na praça do centro da cidade à espera de pegar a estrada. Aproveitei para saber mais, e eis o que eu descobrir...uma aventura solidária excepcional!!Um projeto para ser universalizado e já estamos pensando em um provável Rali solidário Amazônia Legal :)...em breve!


4L TROPHY ™  
Em 1997 Jean Jacques REY, diretor de uma agência de viagem "Désertours Biarritz", uma apaixonado por ralis criou o "4L TROPHY": uma prova de sobrevivência en 4L no sul do deserto marroquino sem fins lucrativos com missão humanitária e pedagogica. 
O começo...
No inverno de 1996, Jean Jacques Rey e alguns amigos do Paris Dakar estão ao Mali para traçar novas pistas para a capital Senegalesa. Durante uma rodada de amigos ele lançou um deasfio “Eu gostaria muito de ter a possibilidade de fazer isso por 20 anos, descobrir o deserto e viver uma aventura excepcional”. Mais nenhum entre eles, na época, havia meios financeiros de comprar uma 4x4.
Tudo isso parecia belo e bem irreal, um sonho, e a discursão continuou despois do jantar: “ Podemos fazer com carros normais!” – argumentou um dos integrantes, “Porque não!” – exclama Jean Jacques, "Precisamos encontrar um carro não muito caro e seguro para rodar”, e o rali humanitário foi lançado...
De retorno à França, Jean Jacques decidiu testar viajando ao Marrocos em um carro popular da marca Renauld4 de fabricação do ano de 1961. A Renauld4 ultrapassa todas as provas do deserto, afirma ele, e assim nasce o rali denominado “4L TROPHY”! A mensagem do projeto é passada para os estudantes e logo aparecem mais colaboradores.
No final de fevereiro de 1998, três equipes se candidataram. Jean Jacques decide começar a preparar a partida, com sua 4X4 como apoio, um responsável de gestão em logística, um mecânico e um médico.

O rali ganha novos espaços...
Depois de ultrapassar vários obstáculos, e com a ajuda dos estudantes da universidade de ESC Rennes (Universidade Internacional de Gestão de Empresas localizada na Bretanha), em 2001 o projeto se concretiza.
Na 4ª Edição em 2001, participaram 50 carros, em 2005 somavam 460, e no ano de 2008 uma equipagem de 1000 carros.
Em 2008 a popularidade ganha às mídias com mais de 1500 artigos na mídia escrita, 46 reportagem na TV e centenas em rádios por todo o país. Podemos destacar igualmente que 60 toneladas de material escolar foram coletadas por 2000 estudantes/participantes.
Depois de 14 anos, mais de 15.000 crianças puderam ser escolarizadas graças à doação de materiais fornecidos pelos estudantes e pela população.
As cidades de partidas do rali são Paris e Saint-Jean-de-Luz.

Villages Départs de Paris et Saint Jean de Luz, Jour 1

Para este ano de 2011 os organizadores esperam que sejam atendidos mais de 20.000 crianças. A 14ª edição  começou, e durante o percurso de 16 à 27 de fevereiro podemos seguir o rali ao vivo pela internet no site da 4L TROPHY . Durante o percurso ações eco responsáveis são desenvolvidas, como o “Deserto limpo” de sensibilização ao meio ambiente.
Ponto inicial do Rali, cidade de Paris
Brinquedos também fazem parte do material arrecadado pelos estudantes
Partida da cidade de Saint Jean de Luz, sul da França
Os carros esperando o começo do rali humanitário na cidade de Saint Jean Luz , sul da França
Fotos de Lyon:

Foto:Nara©hamblay2011

Foto:Nara©hamblay2011
Foto:Nara©hamblay2011
Foto:Nara©hamblay2011
Foto:Nara©hamblay2011


2 comentários:

  1. Naraaaaa, você é dez!!! valeu!!! Sou Silvia Pelaes e conheci o casal Jocelin e Sandra Sant-Clair no aeroporto em São Paulo.

    Eu devo ter anotado errado o e-mail deles. Todas as tentativas retornaram. Poxa tô muito feliz com a notícia! Vc nem imagina a sequência de coincidências que nos uniram durante uma viagem de São Paulo à Macapá em janeiro deste ano.

    O casal Sant-Clair é sorridente, simples, muito gente fina. O meu francês é muito amador, mas eu não me abalei e nós demos boas risadas. Almoçamos juntos, eles amaram o Rio Amazonas e o açaí.

    Por favor Nara, como eu faço pra entrar em contato com eles?

    Grata,

    Silvia.

    ResponderExcluir
  2. Naraaaaa, você é dez!!! valeu!!!
    Conheci o casal Sant-Clair durante uma viagem de São Paulo à Macapá em janeiro deste ano.Vc nem imagina a sequência de coincidências que nos aproximaram.

    Eu devo ter anotado errado o e-mail deles. Todas as tentativas retornaram. Poxa tô muito feliz com a notícia!

    O casal Sant-Clair é sorridente, simples, muito gente fina. O meu francês é muito amador, mas eu não me abalei e nós demos boas risadas. Almoçamos juntos. Eles amaram o Rio Amazonas e o açaí.

    Por favor Nara, como eu faço pra entrar em contato com eles?

    Grata,

    Silvia.
    Celular: (55)96- 91357355
    E-mail: silviapelaes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...