terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Nas ruas de Lyon...


A história de Lyon, então chamada LUGDUNUM (colina da luz ou colina dos corvos) começou no século I A.C. Eles a consagraram capital dos 3 Gaules, um estatuto que ela conheceu através da politica, da economia, do militarismo e da religiosidade.


O apogeu de Lyon: Renascença
Sua prosperidade não cessa, então, de crescer à espera do seu auge na Renascença
Desde o fim do século XV, a criação de grandes feiras e o desenvolvimento dos bancos atiram à Lyon os comerciantes da Europa inteira. Em seguida se instalam também na cidade a alta sociedade, os intelectuais e  artistas. 
A expansão continua dos séculos  XVII ao  XVIII, a industria têxtil lionesa veste e decora os ricos interiores do mundo inteiro. A cidade se desenvolve geograficamente e se equipa de hospitais, praças e edificios de qualidade e de arquitetura grandiosa.
A Revolução Francesa de 1789 marcará uma nova época sangrenta da cidade, mas logo recomeça sua expansão. Lyon vem a ser uma cidade industrial, e continua sua organização urbana com uma tendência para o estilo « haussmanien » da época. 
Uma cidade de cara nova...

O urbanismo não cessa de evoluir modificando a paisagem urbana da cidade.
Ao momento da Segunda Guerra Mundial, Lyon vem a se a capital da Renascença.Lyon adquire sua dimensão européia pelo desenvolvimento dos transportes, infra-estruturas e equipamentos culturais e a criação em 1960 do bairro de negócios "la Part-Dieu".
Um novo movimento começa nos anos 1980, a fim de melhorar as estruturas da métropole. De grandes trabalhos de organização urbana em locais estratégicos, paralelamente à uma politica de valorização do patrimônio.Em dezenas de anos Lyon vem à ser uma métropole onde se unem harmonisoamente o passado e o futuro da cidade. Estas diferentes fases da história estão gravadas no patrimônio e no urbanismo da cidade.

Bairros de Lyon...
Le Vieux-Lyon  - é depois de 1964 o primeiro setor protegido da França e um dos mais vastos conjuntos da Renascença da Europa. Ela faz parte do território classificado patrimônio mundial da UNESCO em 1999.

Lyon se organiza em torno de três edifícios religiosos:

A Catedral de Saint Jean - a mais antiga, que conserva o abside (arco) romano em estilo gótico, possui um relógio astronômico remarcável e uma rosácea central admirável. Sua capela dos Bourbons foi contruída no século XV.

A Igreja Romana Saint-Paul - com sua torre octogonal, suas pinturas de anjos musicais datadas de 1480 e sua excelente acustica propícia aos concertos.

A Igreja de Saint-George - construida no século XIX por Bossan, arquiteto da basílica de Fourvière. As casas da redondeza foram ampliadas e decoradas nos séculos XVI e XVII.
Depois de 1964 dois terços dos imóveis ganharam uma nova vida, os espaços foram restaurados e a misticidade social doi preservada no bairro. Este vasto conjunto da Renascença abriga magníficos edifícios testemunhos da riqueza arquitetural dessa época:

Praça do Carnnot

O Hotel de Gadagne - construção do século XVI, abriga o Museu de História da cidade e o Museu Internacional de Marionetes, que fazem objeto de um importante  programa de reorganização.

A Loge du Change - construído em 1630, modificado por Soufflot em 1748, ela acolhia banqueiros e  comerciantes. 

O Palácio Saint-Jean - local de residência episcopal, depois da idade média foi transformado por Soufflot em 1750, e logo após por Chenavard.

A Maison dos Avocats(casas dos advogados) - aubergue da cruz de ouro do séculoXVI, abriga uma magnifica galeria de arcadas.

Três hotéis de luxo foram construidos ao lado de hotéis modestos, e inúmeros restaurantes e comércios participam da vida diurna e noturna da cidade. O conjunto Velho Lyon estende-se a 30hectares, conta com 500 imóveis e 7000 habitantes.

Fotos:

Praça Bellecour
Roda gigante na Praça Bellecour
Praça do Ampére
Centro comercial de Lyon

Praça Bellecour
Rua Auguste Comte, o coração das obras de arte, esculturas, tapeçarias, design e decoração
Antiquários e galerias de Arte
ao cair da noite a cidade se ilumina e aumenta mais ainda o brilho natural da cidade de Lyon

Um comentário:

  1. maravilhoso muito rico em conhecimento parabéns, pelo belo trabalho

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...