quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Bicicletas...

Bicicleta das cruzadas por Nara ©hamblay
Um dos transportes eco-responsáveis mais utilizados no mundo a bicicleta está presente em todos os momentos e para toda familia. Aqui na França ela é usada para o trabalho, lazer, turismo e esporte, ou seja participação integral na vida do europeu.  Um dos meios alternativos de mobilidade para conter o caos no trânsito, sustentabilidade, saude entre outros.
Durante minhas caminhadas encontrei esta inusitada bicicleta estilo cruzadas, e em cada esquina, rua e cidade a bicicleta é um veiculo de locomoção indispensável.
Estação de bicicleta no centro da cidade de Lyon
Os parques de bicicletas são instalados nas cidades para o deslocamento dos habitantes. Um serviço colocado à disposição pela prefeitura que propõe aos usuários uma bicicleta para seu uso com o pagamento de uma taxa conforme o tempo de utilização (horas, diárias, mensalidade ou por ano).Cada bicileta é ligada a um terminal que constitue uma estação, depois de identificado o usuário pode começar a utilizá-lo conforme o tempo pago. A gestão informática do parque permete de verificar o estado das biciletas, controlar a quantidade e disponibiliá-las dependendo da demanda. Na França, o primeiro sistema de parque de bicicletas foi criado na cidade de La Rochelle com suas bicicletas amarelas desde 1974, e o primeiro parque informatizado permitindo que os usuários pudessem usar cartões magnéticos, foi instalado em 1998 na cidade de Rennes. O maior e mais importante está localizado em Paris com mais de 20000 bicicletas disponibilizadas aos usuários.



As bicicletas amarelas da cidade de La Rochelle desde 1974
Conheça PARIS de bicileta!!!
Os triciclos também têm seu espaço em vilas e cidades na cidade de Lyon o « Cyclopolitain » é a primeira companhia da nova geração de transporte na França. Dirigidos por jovens chamados de “Cyclonautas” que se deslocam em todo o centro da cidade. Uma solução de transporte muito bem-vinda para os idosos que aproveitam para um passeio no centro da cidade, fazerem suas compras, viagens, e visitas culturais.
Pega a sua e aproveita para pedalar!!!
Triciclo no centro da cidade de Lyon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...