quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Museu do Rádio

Sede e Museu da Rádio Francesa, (ao centro em forma circular)

Museu do Rádio, Paris- França
O  prédio que hoje funciona o Museu e as rádios publicas francesas foi construido pelo arquiteto  Henry Bernard em 1963. Ela é composta de 1000 escritórios et 61 estúdios de gravações. Localizada no 16º arrondissement de Paris, o Museu foi criado em 1966 graças a uma emissora de televisão e a Associação dos Antigos Funcionários do TSF (Télégraphie sans fil) que fizeram apelos aos ouvintes que doassem aparelhos para o começo do Museu que reconstitue a história da rádio francesa, da televisão e do som, de suas origens aos nossos dias.
Os aparelhos em exposições constituem uma das mais belas coleções da Europa, com documentos e arquivos sonoros e audio-visuais, fotógrafias, manuscritos e a reconstituição de laboratórios e estúdios, incluindo os antigos aparelhos usados na 1ª e 2ª gueras mundiais.
Um espaço especialmente marcado de história que evoca os homens e as técnicas que por mais de um século revolucionaram o mundo das comunicações.
Reconstituição de um antigo estudio de rádio do ano de 1935
A espera de notícias...

Com mais de 5 milhões de rádios em 1939, a França em guerra, escuta os programas resistentes com aparelhos de rádio de modelos a lâmpada, fechados em caixas de madeira ou em cofres (que imitavam as embalagens de presunto da época), da marca Philips que eram comercializados em 1931.
A guerras das ondas se intensificam, e um novo aparelho foi inventado, um posto de rádio mais discreto -" les récepteurs à galène ",ou reeptor a cirstal de galena, de modelo leve, para escutar sem risco de ser preso as novidades vinda das rádios de Londres, anunciadas pela equipe dos " franceses falam aos franceses".
O Museu do Rádio conta ainda, em suas coleções, com numerosos aparelhos desse periodo de guerra, como um receptor alemão que capta um só frequência, do III Reich, uma valise equipada de rádio utilizada pela resistência, ou ainda um microfone que tornou-se célebre pela voz de General de Gaulle anunciando esperança aos franceses durante a guerra.
1926-Receptor de cristal de galena
1930-Receptor de cristal de galena

Modelo 1931 - Rádio Philips


Modelo 1932 - Rádio Pilot
Modelo 1933 - Rádio OWIN
Modelo 1936 - Rádio  SBR
Modelo 1937 - Rádio miniatura

Modelo 1939 - Microfone Marconi
Modelo 1939 - Rádio Radialva
Modelo 1942 - Receptor das forças armadas americana
Modelo 1942 - Receptor fabricação inglesa
Modelo 1943 - Maleta Receptor da Resistência
Modelo 1944 - Rádio marca LEA
Máquina de escrever

site: www.radiofrance.fr

Um comentário:

  1. É muito gratificante recordar os velhinhos receptores de Galena. Ainda conservo dois, estão no meu sótão. Vou ressuscitá-los e esta passagem por aqui, foi o incentivo. Bem-hajam e obrigado.

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...