sábado, 18 de junho de 2011

esponja do mar...


Com de hábito todos os sábados vamos passear no centro da cidade de Dole, e uma parada no mercado central da cidade é de praxe para as compras de frutas, verduras, peixes e meu bouquet de flores e depois um café no Fleu de Sel de meu amigo Philippe.
Durante nosso passeio encontramos um vendedor insólito, pois hoje em dia é raro encontrarmos nas ruas vendendores de esponja do mar. 
A esponja do mar é ideal para a higiene do corpo, ela não irrita a pele. Ela era usada na antiguidade pelos egípcios e os gregos, e age também como antibactericida graças à grande quantidade de iodo que ela contém.Além disso, as empresas farmacêuticas estão realizando vários estudos com base em certos compostos encontrados na esponja do mar.

Os pesquisadores acreditam que alguns destes compostos podem ajudar a preparar medicação antiviral para tratar doenças como tuberculose, malária e câncer.
Nas farmárcias elas são encontradas em vários tamanhos depois de passarem por um tratamento, mas as esponjas do mar natural é difícil de serem encontrada à venda. 
Aproveitamos para comprar algumas e saber mais com o vendedor de onde elas vinham.Elas são do tipo "la belle grecque" do mar mediterrâneo onde segundo os especialistas, encontramos as melhores esponjas do mar. 
Elas são colhidas no litoral tunisiano e no arquiélago greco.
Além das esponjas estavam expostos belíssimos quadros com lindas paisagens regionais.


Um passeio maravilhoso e cheio de surpresas na cidade de Dole, pequena e charmosa ela é assim misteriosa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...