sábado, 9 de julho de 2011

Festa de São Tiago 2011...

GOVERNADOR REPASSA MAIS DE 135 MIL À FESTA DE SÃO TIAGO
 Festa de São Tiago
Festa de São Tiago
Reiterando seu compromisso com a cultura do Estado do Amapá, o Governador Camilo Capiberibe assinou, no dia 2 de julho, o convênio 016/2011 com a Associação Cultural da Festa de São Tiago, no valor de R$ 135.020,00 (cento e trinta e cinco mil e vinte reais).  O recurso vai custear o Projeto: Festa de São Tiago, e será administrado pela comunidade da Vila de Mazagão Velho.

Para a realização do evento, o Governo do Estado está realizando uma grande ação integrada com as Secretárias de Estado, nas quais estão desempenhando as seguintes atividades:
1.      AFAP – No dia 6 de julho, a agência realizou a entrega de vários cheques para os micros e pequenos empreendedores, com objetivo de fomentar a economia na vila de Mazagão Velho.

2.      SECULT- Secretaria de Cultura é responsável pela sonorização do evento e organização de shows com bandas de cantores da terra, bem como arquibancadas para os presentes assistirem o teatro vivo apresentado pela comunidade.

3.      A Secretaria de Estado Trabalho e Cidadania, esta capacitando os moradores da própria comunidade na área de empreendedorismo. Além de, doar uniformes e as barracas para os ambulantes.

4.      A Secretaria de Infra Estrutura- SEINF - vem trabalhando com muito empenho na ampliação de bloquetes nas ruas, pinturas na Igreja Matriz, Capela, Cemitérios, sedes e outros logradouros públicos, bem como, na conclusão das obras da praça de lazer e posto de saúde, a ser inaugurado dia 24 deste mês.

5.      SETRAP- Está com as máquinas na pista trabalhando nos reparos da estrada que liga Mazagão Novo e Mazagão Velho. Três balsas 24h serão disponibilizadas no período da festa.

6.       A SEAFRO- Secretaria de Estado do Afro Descendente- Visa resgatar a história do povo negro do continente africano que migraram para Mazagão Velho.

7.      Secretaria de Estado do Meio Ambiente, esta realizando ciclo de palestras de conscientização, sobre o meio ambiente. E doação de 40 lixeiras que serão distribuídas em vários pontos da Vila.

8.       CEA- Está realizando a manutenção da iluminação pública e instalação de refletores

9.      Polícia Militar e Bombeiro, já confirmam suas presenças a parti do dia 16/07, reforçando a segurança, bem como prevenção de acidentes, afogamentos, incêndios e outros.

10.  DETRAN- responsável pela educação no trânsito e sinalização.

11.   Secretaria de Turismo/ RURAP/ SEICOM e outras

          A Festa de São Tiago é realizada em um teatro a céu aberto, no período de 16 a 28 de julho, moradores da vila de Mazagão Velho recontam a história da batalha entre mouros e cristãos, em decorrência de conflitos político-religiosos entre portugueses cristãos e árabes mulçumanos, a lendária aparição do Guerreiro Tiago como soldado anônimo que lutou ao lado do Povo de Cristo. A festa é uma tradição trazida da África, um espetáculo de fé que completa 234 anos de tradição.

2 comentários:

  1. Parabéns governador Camilo.O povo de Mazagão é merecedor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Mazagão, pela mais bela manifestação cultural popular do estado do Amapá. O governo tem mais que cumprir com sua obrigação. Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...