sexta-feira, 30 de setembro de 2011

um bairro que perpétua suas tradições...

No bairro de Saint-Germain-des-Près a magia do conhecimento invade ruas, cafés, bares, lojas e casarões antigos. Testemunha de seu passado, a Igreja de Saint-Germain-des-Près conserva sua torre do século IX. Um bairro histórico de jazz, de editoras, livrarias e de galerias de arte.
ao fundo imagem da Igreja de Saint-Germain-des-Près
Os editores do mundo todo que visitam o endereço 61 rue des Saints-Pères-Editions Grasset &Fasquelle, uma das editoras mais antigas de Paris com quase 100 anos. Os que frequentam a editora são unânimes em dizer que ficam surpresos de não serem recebidos em modernas estruturas geralmente envidraçadas, e são conquistados pela beleza do bairro que preserva seu patrimônio.
EditoraGrasset & Fasquelle

Esse poder mágico cultural que possuem os livros antigos que contém a memória do mundo. Este ambiente de papel envelhecido e de um perfume particular misturado ao couro das capas que já foram folheadas tantas vezes, nos levam ao bairro fascinante de Saint-Germain. Um bairro encantadore e cheio de mistérios que em cada espaço tem uma história para contar. Nas livrarias podemos encontrar cartas originais de Baudelaire, Hemingway, Kafka, François I e vários outros celebres escritores. Fréderic Castaing (expert em autógrafos e manuscritos) diz que "O que é emocionante de uma carta é o primeiro contato carnal e intimo com seu autor. Em seguida vem a revelação de seu conteúdo. Mas o mais belo presente é a trasmissão até nós, em uma carta tocamos com os dedos personagens históricos. No bairro de Saint-Germain é um pouco  parecido, nada é artificial, é um bairro autêntico a cada instante de sua historia."
Mas com o tempo as coisas mudam, os lugares não são mas o mesmo, mas a energia e a criação resistem neste espaço onde autores, editores, jornalistas, fotografos e leitores são convidados a entrar pela mesma porta. Um mundo de trocas, de descobertas e de contatos. Depois da internet e do mundo virtual, a vontade de trocar sorrisos e de apertos de mãos é necessario. 
Saint-Germain é um lugar vivo onde os diferentes universos se misturam criando um lugar de perpétuo movimento aberto à todos que amam o conhecimento.

http://www.artsaintgermaindespres.com
Em 1992 os habitantes de Saint-Germain pensando em preservar o espírito literário e artístico do local criou o Parcours Saint-Germain que convida a cada ano os artistas da arte contemporânea à expor suas obras nas lojas de luxo, cafés e praças celebres do bairro.
São cerca de 200 galerias de arte distribuidas no bairro, e não é por azar que elas se fixaram no local, pois Saint-Germain é um bairro histórico de cultura onde encontramos a Escola do Louvre e a Escola de Belas Artes e que viu nascer os grandes movimentos artísticos e intelectuais do século XX.
todos os anos o festival de Jazz atrai musicos do mundo
fanfarras nas ruas do bairro
Lugares de sabores e saber...
172, Boulevard Saint-Germain -Café Flore nome da Deusa da primavera
151, Boulevard Saint-Germain - Classificada como monumento historico
Café Deux-Magots - 6 Place Saint-Germain
Os famosos macarons de Pierre Hermé, filas se formam para comprar as delicias celebre no mundo todo :)



"
72, Rue Bonaparte
veja os links:
www.parcoursaintgermain.com - Arte Contemporânea
www.parcours-paris.com - Exposições de obras de arte do mundo, Africa, Oceania, Asia e das Américas nas galerias do bairro.
www.photo-saintger-maindespres.com - de 3 a 30 de novembro Expo de Fotografias de Saint-Germain-des-Près




Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...