quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A cave do Inferno...

A caverna do Inferno como foi chamada por Charles d'Amboise, fica localizado na rua de Besançon no centro da cidade de Dole, nº53. Ela foi refugio dos combatentes dolois(habitantes de Dole) contra os franceses que invadiam a cidade em 1479.


O representante do rei da França, Charle de Amboise deveria ocupar as casas dos habitantes de Dole e transformá-las em sede do seu exército. Muitos dolois morreram lutando pelas sua terra e foram mortos como heróis. Um grupo deles se refugiou na chamada "cave" - local subterrâneo onde guardam vinhos nas casas antigas - e resistiram até o fim bravamente.  Charles de Amboise mostrando sua admiração pelos corajosos lutadores habitantes de Dole escreve "Que os deixamos como sementes", e ele se distância deste subterrâneo  depois chamado de "Cave do Inferno" .
Uma placa de mármore foi colocada sobre a porta de entrada para lembrar deste ato de heroísmo.
Placa em mármore em homenagens aos dolois mortos em cobate na Cave do Inferno
A esquerda da rua de Besançon encontramos uma ruela chamada de "rue do inferno"  onde podemos ver ainda as fachadas da antigas lonjas datando dos séculos XVI e XVII.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...