quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dole pitoresca...

Cidade de Dole 2010

Dole outrora  entre 1870-1925
Dole é uma das antigas cidades da França que conservou sua originalidade e uma grande parte de sua fisonomia de outrora, era considerada o portal da região do Jura.
Ainda hoje podemos observar no centro da cidade marcas de sua história na época da idade média. No centro da cidade como é chama de "velho Dole" encontramos ruas, bairros e casarões que marcaram época.
Vieux Dole, Velho Dole 
Velho Dole em 2010
Encontrei diversos livros antigos que relatam sua história em fatos e fotos, e parti em busca de uma época marcada por guerras, personagens ilustres como Luis Pasteur, escritores, conquistas, amores, lendas, aventuras, aos poucos vou desvendando aqui para vocês, car@s leitores, uma sequência de artigos que relatam a Dole medieval.

um pouco da história de Dole...
Os burgondes(povo germânico) vieram habitar na região, a cidade tem um rico passado historico que relatam a luta de um povo pela sua liberdade. No século X a cidade era rodeada por grandes muralhas fortificadas comandadas pelos condes de borgonha sob a ordem do imperador alemão Fréderic Barberousse. Em 1479 o rei da França Luis XI envia um exército comandado por Charles d'Amboise, Dole foi dominada e incendiada.
Durante a guerra de 1870-1871, Dole foi uma das raras cidades  que ousaram resistir a invasão alemã. 
A parte pitoresca da cidade é a chamada "velho Dole" agrupada na colina ao redor da Catedral Notre Dame, que ainda conserva seus bairros antigos, ruas, ruelas  sinuosas, seus velhos hotéis do século XVII com suas maravilhosas fachadas decoradas de detalhes arquitetônicos marcantes.

Dole 2011 outubro- vista da Catedral de Notre Dame de Dole
Dole uma cidade de Arte, História, gastronomia e muito charme você também vai entender  como eu me apaixonei por esta região maravilhosa que é o Jura, como dizem aqui " Jura a região que não podemos ver sem se apaixonar. Quem abandona se arrepende, e quem parte volta sempre. Jura que detém seus filhos através de laços indestrutíveis e guarda suas crianças de adoção com um forte elo de amor."

Vamos para o próximo artigo de Dole Medieval: A cave do Inferno...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...