sexta-feira, 25 de novembro de 2011

uma tradição do Natal francês...

Jean-Paul Hévin- musse de chocolate com biscoito de chocolate :p

o começo...
na véspera de Natal, reza a tradição que precisavamos pegar um grande tronco de madeira branca, chamado "bûche de Noël" a qual era levada para casa e na noite de Natal, o dono da casa o colocava na lareira, e os mais velhos despejavam leite, mel, em memoria das delicias do Eden, e vinho para lembrar os vinhedos que Noé cultivada antes da renovação do mundo recitando orações. 
Em algumas regiões da França diziam a frase «esconde o fogo antigo, e acende o fogo novo; Deus nos cobre de felicidade»
Em certas famílias eram as jovens da casa que ateavam fogo na lenha com a brasa do ano precedente, que era preciosamente conservada. Em outras familias, era a patroa da casa que era a privilegiada de acender o fogo. Segundo os costumes locais as cinzas desta lenha protegiam a casa dos poderes maléficos do diabo. 
Esta tradição do século XII acontecia na maior parte dos países europeus, notadamente na França e na Itália, onde a bûche de Nöel era chamada de ceppo. Ao Quebec como na França esta tradição teria durado até o século XIX. O desaparecimento desta tradição coincide com os das grande fogueiras, trocadas progressivamente por fornos. A grande bûche foi então substituída por um pequeno tronco de madeira, colocado no centro da mesa como decoração de Natal.
Hoje a bûche de Noël se tornou uma sobremesa tradicional, um suculento rocambole, coberto de creme de café ou de chocolate, decorado com folhas e rosas de açucar.
O artesãos  franceses das famosas sobremesas criam a cada ano novos modelos e sabores para as festas do fim de ano. Vejam algumas:
Bûche Arielle - Sthéphane Glacier
 ...esta sobremesa com seus doces perfumes de açucar, mel e amêndoas, ligeiramente perfumado com licor de laranja sobre uma cama de biscoito de pistache e frutas amadeiradas.
Bûche Josefina de Stéphane Glacier
...de sabores delicados biscoitos molhados com chocolate acompanhad de uam geléia de framboesa e de um musse de chocolate ao leite e framboesa :)
 
Bûche A Maravilhosa Michel Cluizel
...seu laço de chocolate e seu manto rosa revela um coração de morangos selvagens associado a um musse de chocolate de Madagascar sobre uma camada crocante de chocolate. :p

Bûche de tangerina da Corsega - Christophe Felder
... a tangerina da corsega casada com a doçura da castanha e o creme caramelizado de baunilha, so alegria :))).
Bûche contos de Natal - Plaza Athénée
 ...em uma biblioteca de livros de biscoitos de amendoas de Valência, recheados de marmelada de tangerina ao creme das caraibas cobert com uma fina camada de amêdoas...:D
Bûche explosão de ouro - Dalloyau
 ...seu manto em cor de ouro, que protege um biscoito russo ao chocolate crocante, um creme leve ao mascarpone, suflê de arroz au chocolate e creme de chocolate preto intenso.
Bûche frutas vermelhas - Alexandre Vauthier 
 ...glamoroso casamente das frutas vermelhas, revela embaixo de seu manto envernizado escondendo em seu interior a doçura da madalena (madeleine) acompanhado de uma compota de limão e uma marmelada de frutas vermelhas e um musse de chocolate branco perfumado de limão sobre uma camada de massa de biscoito de baunilha.
Bûche Carta de papai Noel - Hugo & Victor
 ...uma delicia em forma de envelope fechado com um creme aveludado de amêndoas, sobre o qual é depositado um musse de baunilha de Madagascar com seu interior de  chocolate.
Bûche INFUZZ - Maison Richard
 ...;isterioro e delicqdo este bûche revela sobre zeu manto o chocolate negro e varias camadas de biscoito molhados em compotas de oleos essenciais da casca de citricos e musse de baunilha e delicadas perolas recheadas de baunilha e bourbon(wisky a base de milho) e notas de folhagens citricas...uma associação de sabores sutis :)
Bûche Violetas - Dominique Saibron
 ...vestido com seu manto branco, esta saborosa sobremesa é de uma extrema delicadeza visual e gustativa. Em cima de seu manto branco, chocolate branco, creme de baunilha delicadamente perfumada de violeta e compota de abacaxi e manga sobre um biscoito e amêndoas crocantes um jogo de textura em contraste com a sutileza :)))
Coluna de chocolate e limão verde - Monoprix
 ...o casamento do frescor e acidez  do limão verde e o chocolate ao leite !
Coroa de Pinheiro - A la mère de la famille
 ...a tradicional bûche gelada coberta de arbustos de chocolate crocante, uma associação de sorvetes de chocolate preto e ao leite de amêndoas, geléia de cereja negra, sobre uma camada de biscoito e merengue à amêndoas.
Floco Ella - Pierre Hermé
 ...sobre essa redoma se esconde três camadas sucessivas de biscoito de limão associado à um creme musse e compotas de morango, franboesa, groselhas, cassis, banhados em um xarope para conservar o sabor doce e sutil.
Feriado de Luz - Dalloyau
 ...mistura de citricos, biscoito madalena molhado com suco de laranja, um merengue com amêndoas crocantes, castanhas e um frescor de marmelada de laranja e tangerina.
Flor de gelo - Häagen Dasz
 ...em doi perfumes flor de gelo ensolarado - sorvete de manga, maracuja e bsicoito de castanha, e flor de gelo imaculado - casamento de creme de caramelo, biscoito e baunilha, sabores exoticos e intensos :)))
Bûche Magia de Paris -  La Maison du Chocolat
...embrulhado para presente de Paris, esta sobremesa bolo-presente de chocolate, decorado com ouro 22 g ,em seu interior pavê a base de musse de chocolate preto, creme batido com grãos de baunilha bourbon, uma compota de cereja negra em cima de um bisocito de chocolate a base de amêndoas e de polpa de cereja. 

Snow Choc - Fauchon
...de manga, limão, un chantili ao chocolate branco, recoberto com uma massa de amêndoas de baunilha de Madagascar.

Bûche Leopardo - Eric Kayser



Um comentário:

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...