quinta-feira, 24 de novembro de 2011

cidade de Beaune...




Essa semana fui visitar a cidade de Beaune, um dia não foi o suficiente e espero em breve voltar para fazer novas decobertas e fotos :). Para aproveitar todos os minutos de uma trilha nas cidades da França precisamos acordar cedo e colocar o pé na estrada,mesmo que o sono não queira te abandonar, mas o amanhecer é inesquecivel  e meus olhos logo se encantaram com a paisagem no caminho!
Os vai-e-vem dos aviões no céu cedinho fazem sonhar quem ta longe de casa :), uma saudade bate no coração intensamente! Durante todo o percurso encontramos a publicidade turisticas das cidades vizinhas em placas sinalizando o potencial de cada uma.
Placas de sinalização turisticas nas grandes rodovias da França
Ao chegar na cidade de Beaune o imenso mosaido de vinhedos dão o tom de cor e sabor da região. A cidade é chamada de Champs Elysées de borgonha por estar estratégicamente centrada no coração  borgonha e cercada pelos grandes vinhedos de fama internacional.



A partir do século XVème que a cidade de BEAUNE conheceu um desenvolvimento econômico e politico crescente graças ao chamado Hospicio de Deus criado em 4 de agosto de 1443.
A guerra dos cem anos ainda não tinha acabado e Beaune sore com a miséria e a fome, os assaltantes pilham e arruinam a zona rural. Os habitantes de Beaune são declarados em sua maioria indigentes e Nicolas Rolin, chanceler do Duque de Borgonha Philippe le Bon e sua esposa Guigone de Salins decidem então de criar um hospital para os pobres. No dia 1 de janeiro de 1452 o hospital recebe seus primeiros pacientes idosos, doentes, orfãos, indigentes. Assim foi chamado de Hospicio de Beaune.
cozinha do Hospital
o boticario, farmacia do hospital

a enfermaria
Hoje ele cobre uma area importante da cidade de Beaune e foi transformado em Museu com suas centenas de metros de adegas onde eram fabricados os vinhos. A beleza arquitetural fora do comum e sua policromia espetacular chamam atenção dos turistas.
Todos os anos no terceiro domingo de novembro o maior leilão de vinhos do mundo, produzidos em Beaune. O resultado das vendas é remetido à instituições religiosas e hospitais. Esta tradição é organizada
o maior leilão de vinhos do mundo sitaudo na cidade de Beaune

Um comentário:

  1. Parabéns seu blog muito rico em informações, vou sair mas prometo volta e fazer novas visitas.
    Para me conhecer melhor veja também meu site e se gostar divulgue com seus amigos. www.antoninomuseum.com
    um grande abraço antonino

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...