quinta-feira, 24 de novembro de 2011

o Museu de Marionetes do Mundo...

Jardins do Museus de Gadagne
O Museu de Marionetes do Mundo está situado no centro de um dos mais antigos bairro de Lyon,  chamado Gadagne, desde 1950 no Museu de Gadagne(onde reagrupa outros museus como o de História de Lyon).
A coleção do Museu  de Marionetes do Mundo conta hoje com mais de 2000 peças. Marionetes conservadas com mais de cem anos, assim como  as três primeiras marionetes expostas no Museu com mais de dois séculos.
Add caption
Uma verdadeira viagem no mundo das marionetes  e suas técnicas variadas.







A coleção de Léopold Dor...
Uma grande parte da coleção do museu vem da excepcional coleção de Léopold Dor desde 1956. Advogado e especialista em direito maritimo, Léopold Dor reune entre 1927 e 1930 uma grande coleção de marionetes e uma rica iconografia de manuscritos inéditos e uma biblioteca com mais de 1500 obras e manuais. Léopold aceita doar sua coleção para o museu Nacional de Artes e Tradições Populares em Paris, precisando que a maior parte seria exposta no Museu de Marionetes de Lyon, ou seja ao todo 1911 objetos doados, cujo 600 são de marionetes.
Hoje o Museu de Marionetes do Mundo apresenta em suas novas salas mais de 330 marionetes, decorações, posters provenientes da França, da Europa, Asia, Africa e da América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...