terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Alice no pais das maravilhas...



A Biblioteca da cidade de Rennes Métropoles organiza uma grande exposição sobre as ilustrações de Alice no Pais das Maravilhas e seu criador Lewis Carroll até nossos dias - de 25 de outubro a 11 de março de 2012.
Apesar do sucesso literario nenhuma exposição, de tal grandeza, nunca foi consagrada à Alice na França.  
É a primeira grande exposição feita pela biblioteca de Rennes Métropoles organizada com o objetivo de trazer o publico familiar, e a entrada é gratuita para todos que se chamam "Alice".



Uma exposição que se propõe de mostrar a diversidade de imagens e de representações que serviram para ilustrar os clássicos de Lewis Carroll.
Os primeiros rabiscos do autor até suas ultimas ilustrações em 2010, a exposição passa em revista a riqueza gráfica e cromática de um sujeito legendário. Ele se apoia sobre dois dos principais textos de Lewis -  AS AVENTURAS DE ALICE NOS PAIS DAS MARAVILHAS e DO OUTRO LADO DO ESPELHO, onde descobrimos que fazer viver Alice em voz e sorriso é um trabalho de estilo inevitavel para os ilustradores do mundo inteiro. Todos tentaram dar seu toque pessoal ! Uma obra de fantasia, aberta à tod@s as interpretações e tod@s os sentimentos.

Origem de Alice...
Alice Liddel em pose para Lewis Carroll
Em 4 de julho de 1862 em uma de suas viagens de barco pelo Tâmisa a pequena Alice Liddell de 10 anos pede à Charles Dodgson (Lewis Carroll) de lhe contar uma história. Então ele começa a contar à Liddell e suas duas irmãs Edith e Lorina a história fantastica de uma pequena menina chamada Alice depois que ela cai no terreno de um coelho...quando ele termina a história Alice Liddell lhe pede se é possivel que ele escreva a história em um papel, e ela insiste até que ele finalmente passa para o papel.
Em novembro de 1864, dois anos e meio após  que Alice Liddell pediu para escrever o livro  e ele termina uma versão intitulada AS AVENTURAS DE ALICE NA TERRA(Alice's Adventures under Ground). Ele oferece como presente de Natal de 1864 à Alice Liddell. Lewis decide publicar a obra. Em 1865 ele publica AS AVENTURA DE ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS (Alice in Wonderland), com uma tiragem de 2000 exemplares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...