quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

caminho das borboletas...¸.•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ.

Eu sempre fui apaixonada por borboletas e teve uma época, nos anos 80, eu viajei com minha familia para casa de minha avo na cidade de Cametá  no Pará - região norte. Um certo dia fomos visitar meus tios e tínhamos que atravessar um floresta densa. No caminho fiz uma descoberta maravilhosa, grandes borboletas azuis se entrelaçavam em um balé de tonalidades de azul... eu nunca tinha visto borboletas grandes como essas!!! 
Depois deste dia as borboletas se tornaram um vinculo de amor e proteção, e então descobri a espécie Monarca que tem uma interessante historia de vida de 9 meses...as borboletas monarcas são fabulosas. Elas migram cerca de 2 meses, ou seja 9012km da América do Norte até o México quando o inverno esta proximo até as florestas de Michoacán. Sua cor, sua beleza, seu poder polinizador e seu fator de equilibrio ecologico são preponderantes nesta espécie.
Além da adptação as condições climaticas elas são a unica que vivem até 9 meses enquanto que a duração de vida normal de uma borboleta é de 24 dias.
Borboletas Monarca no México

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...