sábado, 28 de janeiro de 2012

Álbuns de Auschwitz°°°

Certa de 1,3 milhões de pessoas foram levadas para o campo de concetração nazista de Auschwitz na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial (photo archive Image: AFP).
Na ocasião do 67 aniversario da liberação do Campo de Concenctração de Auschwitz, a presidente da confederação Eveline Widmer-Schlumpf lança uma chamada ao encorajamento civico a cada um de "Assumir suas responsabilidades" por um futuro mais pacificoPara poder concretizar o futuro precisamos primeiro assumir nossas responsabilidades, declara a presidente em sua mensagem na  Dia Internacional em Memoria do HolocaustoE isso não é apenas de responsabilidade do governo , mas igualmente de todos os individuos.
O dia Internacional dedicado à memoria das vitimas do Holocausto foi criada pela Assembléia Geral da ONU em uma resolução de 2005.  Fonte:(http://www.tdg.ch/suisse/WidmerSchlumpf-rend-hommage-aux-victimes-de-lHolocauste/story/21589376)

Álbuns de Auschwitz°°°

Foto dos oficiais nazistas em seus momentos de descontração
Um documentario realizado por William Karel et Blanche Finger.
Duração 79min
Origem: Bélgica
Ano:2011

Lili Jacob
"Album de Auschwitz" conta a historia de dois álbuns de fotografia um deles descobertos por Lili Jacob, uma jovem filha judia que se salvou do campo de concentração Dora (chamado também de Mittelbau-Dora ou Nordhausen-Dora) em 1945. As fotografias deste album descrevem a chegada aAuschwitz no dia 26 mai o de 1944, um comboio de prisioneiros judeus hungaros. As fotos revelam algumas horas antes de serem enviados à câmara de gaz. Lili Jacob fazia parte deste comboio e foi salva da câmara de gaz. 
O segundo album encontrado em 2007, de Karl Höcker official nazista, continham fotografias tiradas no mesmo mês de maio de 1944, e que reconstituem os momentos de deconstração de Höcker e de outros oficiais nazistas responsaveis do campo de Auschwitz. As fotografias destes dois albuns foram tiradas pelos oficiais nazistas. Mas as coincidências que unem esses momentos em fotos não param por ai, cada um destes albuns marcam momentos do cotidiano de Auschwitz, destes que foram vitimas e destes que foram os responsaveis pelas atrocidades do holocausto.

°°°Campo de Concentração de Dora
 

O campo de concentração nazista de Dora era destinado à fabricação de misseis durante a segunda Guerra Mundial. Le camp de Dora, ele foi aberto no fim do mês de agosto de 1943. Cerca de 60 000 prisioneiros de vinte paises passaram por Dora. Avalia-se que pelo menos 20 000 pessoas morreram; 9 000 foram mortos por maus tratos, 350 se suicidaram (cujo 200 por sabotagem), outros foram abatidos, violentados até a morte, de fome e doenças. Este numero é duas vezes maior que os britânicos mortos pelos mísseis V22.
No dia 11 de abril de 1945 unidades do exército americano liberaram o campo. Eles encontraram algumas centenas de prisioneiros que os oficiais nazistas mantinham em cativeiro, assim que 1 200 mortos.

2 comentários:

  1. Trabalho fantástico o da Nara de não deixar o holocausto cair no esquecimento. Sarah Zagury

    ResponderExcluir
  2. Que seja divulgado para que nunca mais o ser humano chegue ao extremo de se achar superior a outro ser humano. Parabéns Nara pela divulgação!

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...