sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

feira do artesanato amapaense°°°.•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ•...

FEIRA DO ARTESÃO AMAPAENSE
Início 3, 4 e 5 de fevereiro
Local: Casa do Artesão
A partir das 16h
Foto:Agência Amapa Noticias
O artesanato não é somente um conjunto de atividades e produtos, mas ela constitui igualmente uma referência de uma civilização uma arte e cultura de toda uma população. A produção artesanal é um referencial historico que mostra a harmonia de um sistema econômico e social de um país.
No Amapa os artesãos revigoram e reforçam a credibiidade em um presente e duturo melhor para sua produção artesanal. O governo do Amapa se comprometeu a resgatar a valorização da mão-de-obra e dos artesãos amapaenses,que até então estavam desencorajados pela falta de apoio dos organismos responsaveis pelo desenvolvimento do Estado. 
Foto:Agência Amapa Noticias
Foto:Agência Amapa Noticias 
Foto:Agência Amapa Noticias 
Apos a participação na feira de natal de 2011 eles  se sentiram valorizados, e começam a produzir seus artesanatos em maior escala.Um efeito que se traduz à nivel estrutural social, do modo de vida e das atitudes das populações envolvidas.
O projeto da feira de Natal expressou o desejo em todos os artesãos que solicitaram do governador que se tornasse um evento mensal, para que possam expor seus produtos à um publico cada vez mais interessado em suas habilidades criativas simbolos expressivos de nossa cultura amazônica.

Assossiação une mulheres que usam a natureza como matéria-prima de seus artesanatos 
A AQUIDART Associação de Artesãos do Quilombo de Arte Tapuia as mulheres da comunidade do Coração. Na natureza elas encontram a matéria prima para seus artesanatos com respeito ao meio ambiente. O uso de sementesa, fibras fazem de suas criações uma diversidade de cores que transformam pulseiras, colares, brincos e outras bijuterias. A diversidade de criaçéao vai além e objetos como bolsas, roupas e brinquedos, etc.
A Associação existe há sete anos, mas o artesanato ja existia muito tempo antes da AQUIDART através de seus antepassados. Um dos parceiros dos artesãos é o SEBRAE/AP. 




O discurso de que os orgãos governamentais insistem sobre a necessidade de acordar ao artesanato um interesse particular visto que seu impacto social e econômico é importante para um país, mas que precisa ser um projeto de apoio constante e contínuo, mas investimentos, promover empregos, incentivar as exportações e formações profissionais, promover o movimento cooperativo etc...Esta continuidade claramente dara um presente e futuro melhor para o desenvolvimento de nosso povo brasileiro.
Foto:AgênciaAmapaNoticias
Os jovens continuam a preservar a cultural artesanal de seus antepassados.

Artesã do Distrito do Coração, Dona Raimunda - Foto:AgenciaAmapaNoticias

Presidente da Associação dos Artesãos do Quilombo de Arte Tapuia do Coração, Rosângela Costa Foto:AgênciaAmapaNoticias



2 comentários:

  1. Que artesanato lindo, este da minha terra. Sarah Zagury

    ResponderExcluir
  2. Que artesanato lindo este da minha terra. SARAH ZAGURY

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...