sábado, 3 de março de 2012

Açai, diamante púrpura da Amazônia°°°


Indústria de Açai em Belém
O programa de TV FAUT PAS RÊVER do canal France3 exibiu dia 02 de março um documentario sobre o Brasil de norte ao Sul. O Brasil amazônico e urbano, sua riqueza gastronômica, mineral e cultural. 
A primeira parada, cidade de Belém-Pará sob o comando da jornalista e apresentadora francesa, Tania Young. Em Belém ela vai conhecer o segredo e a produção do diamante púrpura da Amazônia ela visita a fábrica Amazônia Energy. Com um carregamento diario do açai no porto de Belém 15 toneladas por dia para suprir o mercado internacional cada vez maior e insaciavel do fruto mágico e energético.

Açai sendo preparado para virar...
sorvete :)
O fruto é transformado dependendo da demanda da clientela internacional, soreve, suco, bebida energética. O açai tem 20 vezes mais de antioxidante que o vinho. Hoje o fruto é exportado para o mundo todo principalmente para os Estados Unidos, Australia, Indonésia...

trabalhadores da facabrica na preparação do fruto
Hoje face ao grande sucesso nutricional do açai provoca um debate e chama a atenção para um risco maior da exploração desordenada da floresta.
O açai virou simbolo do culto a forma, para isso o mundo aprende a degustar o fruto cobiçado  diamante púrpura da Amazônia. A onda do açai culto ao corpo, virou uma porção magica em uma receita de soervete e guarana outro fruto da Amazônia que é energético.
na rota das palmeiras do fruto  diamante púrpura 
o açaizeiro 
Jornalista e apresentadora Tania Young

Reportagem de Bertrand Edel et Christian Auxemery, produção France Télévisions 
Faut pas rêver 2012

Um comentário:

  1. Açaí tudo de bom, fresquinho, tirado no dia de tomar. Não tem coisa melhor! Sarah Zagury

    ResponderExcluir

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...