sábado, 31 de março de 2012

Domingo antes da crucificação°°°


Domingo de Ramos é o dia em que celebramos a "entrada triunfal" de Jesus em Jerusalém, exatamente uma semana antes da sua ressurreição (Mateus 21:1-11). Cerca de 450-500 anos antes, o profeta Zacarias havia profetizado: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta" (Zacarias 9:9). Mateus 21:7-9 registra o cumprimento dessa profecia: "...trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então, puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou. E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada. E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!" Este evento aconteceu no domingo antes da crucificação de Jesus.

Em memória deste evento é que nós celebramos o Domingo de Ramos. Este dia tem esse nome por causa dos ramos de palmeira que foram colocados na estrada enquanto Jesus montava no jumento em Jerusalém. Domingo de Ramos foi o cumprimento das "setenta semanas" do profeta Daniel: "Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos"(Daniel 9:25). João 1:11 nos diz: "Ele Veio para o que era seu, e os seus não o receberam". As mesmas multidões que gritaram "Hosana" agora estavam gritando "Crucifica-o" cinco dias depois (Mateus 27:22-23).
ramos de Buis
Os ramos era um simbolo de triunfo e vitória na tradição judaica, por causa disto, a cena do povo recebendo Jesus com as palmas cobrindo o caminho com elas e com suas vestes se torna simbólica e importante. A tradição cristã continua e nesse domingo de Ramos começamos a Semana Santa, vamos a igreja  com os ramos em mãos acompanhando a procissão que encena a entrada solene de Jesus em Jerusalém, e logo apos a missa é celebrada. No final os fiéis partem com seus ramos benzidos que serão colocados em um lugar especial de suas casas.
A tradição aqui dessa região da França é os ramos de buis e vamos pegar os nossos para a missa amanhã daqui a pouco :).Aproveito para desejar a todos um Domingo de Ramos de esperança e fé, de que dias melhores virão e serão abençoados!

"Lembro de minha mãe chegando da missa  de Domingo Ramos, em suas mãos os ramos das palmeiras de açai, que eram preparados sempre na noite anterior.
Esses pequenos ramos eram sábios, pois sabiam falar...cada um de suas palavras nos tocavam profundamente. Assim rezávamos e o guardávamos em um lugar visivel da casa.
A cada noite, antes de dormir, eu o avistava...eu sabia que eles nos protegia e que Deus nos guardava." Para você minha querida mãe que me ensinou a rezar e a ter fé, respeitando sempre todas as religiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...