sexta-feira, 16 de março de 2012

Equinócio das Águas 2012°°°

"aequinoctium", vem do latim, quer dizer “dia igual a noite” 
A capital do Estado do Amapá, Macapá, é a única capital brasileira cortada pela linha do Equador. Duas vezes ao ano, os habitantes et turistas têm o privilégio de observarem o fenômeno chamado de Equinócio, uma manifestação em que os raios do sol, no seu movimento aparente, incidem diretamente sobre a linha do Equador. Nesse período, os dias e as noites têm a mesma duração em todo o planeta. A ocorrência desse fenômeno se dá em dois momentos: em março, conhecido como equinócio da Primavera; e em setembro, chamado de equinócio de Outono. 
O Equinócio este ano será às 2h14 do dia 20 de março. Uma programação em Macapa  de 20 a 24 de maço será  realizada pela  Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com outras instituições governamentais e a iniciativa privada.

Macapá é a unica capital que podemos observar essse magnifico fenômeno e a quinta capital do mundo cortada pela linha imaginaria do Equador. 


Equinócio Das Águas 2012 Diaporama: Nara’s trip from Dole, Franche-Comté, France to Macapa, État d'Amapá, Brésil was created by TripAdvisor. See another Macapa slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.
Programação

Dia 20 (terça-feira)
Manhã: a partir das 8h, café da manhã ao público com abertura oficial da programação; assinatura do Protocolo de Acordo entre Setur e o Sindicato Misto do Parque Natural da Guiana Francesa e início da Gincana Fest Tur no Meio do Mundo

Tarde: a partir das 14h, continuação da Gincana Fest Tur no Meio do Mundo, até às 19h
Noite: a partir das 20h, premiação para as escolas vencedoras e apresentações de banda de pop rock

Dia 21 (quarta-feira)
Manhã e tarde: ação A Escola vai ao Meio do Mundo, através da visitação de alunos das escolas públicas - três de Macapá pelo turno da manhã e três de Santana pelo turno da tarde - aos centros de interesses montados no espaço do Monumento Marco Zero, sob monitoramento de técnicos da Setur e de recepcionistas que prestam serviço no Centro de Atendimento ao Cliente do Monumento Marco Zero

Noite: a partir das 18h, concentração do encerramento da caminhada do "Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial". A partir das 19h, apresentação cultural (violão e voz)

Dia 22 (quinta-feira)
Manhã e tarde: ação A Escola vai ao Meio do Mundo

Noite: a partir das 19h, apresentação cultural (violão e voz)

Dia 23 (sexta-feira)
Manhã e tarde: ação A Escola vai ao Meio do Mundo

Noite: a partir das 18h, ciclo de palestras voltadas para acadêmicos e população em geral
Palestrante: Germano Bruno Afonso, astrônomo do Museu da Amazônia, pesquisador de Etnoastronomia (astronomia Indígena) e Arqueoastronomia. Formado em Física, mestrado em Ciências Geodésicas, doutorado em Astronomia e pós-doutorado em Astronomia. A partir das 21h, apresentação cultural (escola de samba e pagode)

Dia 24 (sábado)
Projeto Marabaishow no Meio do Mundo, uma estratégia de promoção que visa divulgar a cultura do Marabaixo e promover um dos principais cartões postais de Macapá

Manhã: 8h às 12h: Palestra "Educar para não descriminar - Religião de Matriz Africana"

Tarde: 16h às 19h: Lançamento do livro da Doutora Piedade

Noite: a partir das 20h, apresentação de grupos de Marabaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...