domingo, 18 de março de 2012

Jura país dos óculos°°


 200 anos de talento, crianção, tecnologia e respeito ao meio ambiente...Morez-Jura, o berço dos óculos…
Uma história contada através das coleções reunidas pelos antigos fabricantes de óculos preocupados de preservar e de transmitir a memória de sua profissão. Voltamos no tempo, na cidade de Bienne na Suiça, a qual utilizou por longo tempo a energia que alimentavam as fabricas.
Pouco a pouco se cria uma verdaeira industria em 20 anos a produção dos ateliês instalados na cidade Morez passa de 3000 a 720000 peças. Com o crescimento da demanda faz viver toda uma região através de dezenas de outras profissões de uma excelência em produção e tecnologia de precisão, como os relogios e  metais preciosos.
No apogeu desta industria em 1900, 12 milhões de óculos e de  pince-nez  são produzidos o que permite a cidade de Morez no Jura, de alcançar o titulo de capital mundial dos óculos.
Morez-Jura capital dos óculos
Hoje 10 milhões de armações são produzidas cada ano e exportadas pelas 3500 fabricas da região de Morez, ou seja 55% da produção nacional.
pince-nez
Museu dos óculos na cidade de Morez-Jura
O Museu dos Óculos foi criado desde 2003 propõe aos visitantes um viagem no tempo na descoberta do gênio industrial dos jurasiens(moradores da região do Jura). Uma história que continua a ser escrita pois ela exporta ses produtos para o mundo inteiro. 
São 200 anos de história dos óculos de sua produção atesanal à produção industrial.

Uma formação de tecnologia de ponta...
Colégio Polivalente Victor Bérard na cidade de Morez - Jura
Depois de 75 anos o Colégio Polivalente Victor Bérard situado no coração do Parque Natural do Jura recebe alunos nos dominios da Microtecnologia, Gênio óptico e da fabricação de óculos.
Este estabelecimento escolar foi a concretizado devido a vontade dos profissionais fabricantes e criadores de óculos que associaram sua produção aos técnicos formados e com aptidões necessarias de continuar a produção dos produtos locais.
A plataforma tecnologica DISO( desenvolvimento e integração de soluções Opticas) permite uma ligação permanente dos estudantes, das empresas e o mundo da pesquisa e a universidade. Um estabelecimento escolar de ponta em inovação tecnológica, permitindo assim aos alunos desta excelência.

O nome do estabelecimente é em homenagem a Victor Bérard, nascido a Morez (Jura) em 1864, morto em 1931, helenista, diplomata e homem politico francês, é conhecido pela sua bela tradução da Odisséia de Homero, assim que pelas tentaticas de reconstituir as viagens de Ulisses. Depois de gerações de fabricantes de óculos, oftamologistas e técnicos de empresas são formados no Colégio Victor Bérard onde se aprende a profissão de fabricantes de óculos depois de mais de um século. 

As marcas de óculos produzidas no Jura



Add caption


Naramazonie

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Macapa