sexta-feira, 6 de abril de 2012

as 4 colinas de Paris°°°

Butte-aux-Cailles´¯`•.¸.☀♥
Butte-aux-Cailles - Rua dos Diamantes
Situado em um dos pontos mais altos de Paris, fora dos circuitos turísticos tradicionais que essa porção de terra do 13° Distrito da cidade luz tem seu charme pela sua característica pitorescas. A Butte-aux-Cailles como é chamado, é mais alto que o Butte Montmartre e a montanha de Sainte-Geneviève, situa-se proximo da praça Italia e do bairro chinês. 
localizado no 13° Distrito de Paris
O charme da tranquilidade parisiana de outra época podemos ver através de seus numerosos cafés e restaurantes que fazem a particularidade desse ambiente sereno.
De dia reina a tranquilidade, a noite ela se torna o ponto de encontro dos estudantes parisianos. Um bairro que inspira diversidade, ha alguns metros do bairro chinês nas suas ruas podemos ver um surpreendente contraste.
As construções do bairro testemunham um passado industrial, relembra um conjunto habitacional de outras épocas...não ha muita coisa para visitar, apenas algumas curiosidades, e é isso que justamente faz a tranquilidade do lugar pela ausência das obras arquitetônicas.
A "Petite Alsace"
Um lugar cheio de originalidade com um jardim feito em 1912 e suas construções que fazem lembrar a região da Alsácia, chamado de "la petite Alsace". Mas ainda algo mais discreto chamado de "Petite Russie" ou Pequena Russia um loteamento construido para abrigar um companhia de taxis e seus motoristas, russos que fugiam da Revolução.
A origem desse local foi uma colina de recoberta de vegetação de campo e de árvores onde existiam vários moinhos de vento, seu nome é em homenagem a Pierre Caille que comprou a área em 1543.

Butte Chaumont´¯`•.¸.☀♥
Colina de Chaumont em Paris, no alto o templo de Sibylle
Na colina de Chaumont está localizado o maior parque de Paris no 19° Distrito, um oceano verdejante para os parisienses que moram no lado direito do Sena, toda a vegetação foi  importado para sua criação.

Antes a colina era chamada de "Monte careca", tudo ou quase tudo é fictício: a cascada, o templo e o lago foram construido pela mão do homem.
 Inaugurado no dia da Exposição Universal em 1867, o parque deveria provar ao mundo todo os talentos do seus engenheiros, arquitetos, horticultores e paisagistas!
A gruta de Chaumont- Foto: google
A entrada da gruta, que foi modificada, comprova a existência de que foi antigamente o local: uma imensa  rocha ocupava o lugar da Idade Média até o fim do século XIX. Este terreno rochoso é presente nos solos de Paris

Lago situado no centro do parque
A ponte de Brique (de cor tijolo) mas é conhecida por outro nome sinistro, a Ponte dos Suicidados ou a Ponte Fatal. Ela domina o lago do parque de Chaumont de uma altura de 22metros. Esta obra construida  com 12 metros de largura foi destinada a ligar as laterais do parque até o templo que culmina a 30 metros de altura. 

Butte Montmartre´¯`•.¸.☀
A igreja Sagrado Coração no topo de Montmartre
Subindo as escadas do metrô Lamarck chegamos em Montmartre situada no 18° distrito de Paris. Os gerânios suspensos dão um certo ar de zona rural francesa onde todos os anos mais de 6 milhões de pessoas visitam. Através de suas escadas chegamos ao topo de seus 13O metros de altura.
a vista depois da igreja Sagrado Coração
Ruas pavimentadas e sinuosas, com fachadas outonais...entre as ruas "des Saules" e "Saint-Vicent" em um espaço de 1500m² crescem 27 variedades de vinhas de Montmartre dos tipos : gamay, pinot noir, sauvignon blanc, riesling ou gewurztraminer, plantadas em 1933 depois da doença que dizimou as primeiras vinhas da época galo-romana.


Graças a este vinho, menos taxado, pois era ainda cultivado em Paris, que nasceu a tradição dos cabarés parisisanos. Artistas e cancioneiros se encontravam no "CHAT NOIR" de Aristide Bruant, no "BATEAU-ALVOIR" ou no "LAPIN AGILE" o unico ainda em atividade sobre a colina.
Cabaré Chat Noir
Cabaré Lapin Agile
Em 1929, que alguns surrealistas fundaram a REPUBLICA livre DE MONTMARTRE com o intuito de transformar a igreja Sagrado Coração em piscina municipal.

Butte Bergeyre´¯`•.¸.☀


A colina de Bergeyre esta localizada a 100m de altitude no 19°distrito de Paris um micro-bairro, saindo pela porta Secrétan do  parque de Chaumon chegamos a avenidade Manin. Em nenhum plano de Paris menciona esta colina, poucas pessoas conhecem com suas pequenas ruas e as casas de 1920.
Cinco ruas compõem a colina de Bergeyre onde podemos fazer uma caminhada tranquila.

Até o inicio do século passado existia um arraial, em 1918 foi construido o estadio Bergeyre (nome de um jogador de rugby morto durante a grande guerra) que hospeda o Olympique de Paris. Em 1926 o estadio foi destruido para contrução de loteamentos inaugurados em 1927 por Joséphine Baker com prédios que não passam de 4 andares.
a vista depois da colina de Bergeyre, ao fundo a igreja Sagrado Coração em Montmartre Foto:Google
A extremidade oeste da colina oferece um dos mais belos panoramas de Paris sobre Montmartre e a igreja do Sagrado Coração. Os jardins crescem em cada canto , as vinhas também estéao presentes em pequenas plantações, as hortas que permetem aos habitantes uma colheita de legumes e frutas.
Os jardins e hortas são cuidados com carinho para uma colheita farta 
um espantalho estilizado nas hortas da colina de Bergeyre


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...