segunda-feira, 2 de abril de 2012

paisagens do Jura...

Pais de Dole e a Bresse jurassiena, Vinhedos, lagos e pequenas montanhas e
o alto-Jura das montanhas e fronteira com a Suiça
O Jura é uma terra preservada aqui podemos fazer a volta ao mundo contemplando as dozes maravilhas e sítios remarcaveis situados no coraçãos dos vinhedos protegidos por vales milenares.

Podemos andar sobre os passos dos dinossauros, descer nas entranhas da Terra, voar sobre os vinhedos e montanhas, lagos e cascatas, ou viajar na imensidão da natureza preservada do Jura observando os passaros a flora e a fauna.
Monte Poupet 851m de altitude
Na foto acima ao fundo vemos o monte POUPET de 851m onde é o encontro dos esportes radicais no céu do Jura. Nele também Louis Pasteur fez suas experiências sobre a geração expontânea, em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.


as vacas produzem leite que fazem um dos queijos mais degustado do mundo o Comté!

Aqui até as vacas são celebres, ela sabem rir e "contar", porque contar? Comté é como se chama um dos queijos mais famosos da gastronomia francesa fabricado aqui no Jura, o Comté é usado em diversas receitas de famosos chefes franceses e estrangeiros.
 O Jura país-paisagem formado pela ação do calcario e da agua é dotado de uma grande numero de  cascadas e pequenas cachoeiras. Algumas celebres como Beaume-les-Messieurs ou Arbois passando  pela espetacular cascada de Hérisson, o Jura é pleno de lugares para descobrir em passeios inesquecíveis. A pratica de esportes radicais como: canoa e kayak, escaladas,etc...levam os visitantes a voltar todo o ano para a fonte da natureza do Jura.
 Os lagos glaciais que recobrem as montanhas do Jura deixaram uma herança de 70 lagos com cerca de 25° no verão. Os lagos se tornam locais proprios para banhadas e a pratica de esporte nauticos como: vela, ski, canoagem, cruzeiros etc...
 O Jura é uma terra preservada que permite descobrir uma natureza variada: os chamois, Lynx, cervos, várias espécies de aves como o falcão peregrino, orquídeas, plantas carnivoras etc. Um dos maiores parques estão nessa região o Parque do Alto-Jura na fronteira Suiça que preserva um vasto patrimônio montanhoso. Uma grande diversidade de trilhas pedestres, equestres em uma verdadeira imersão na paisagem de montes e vales do Jura.
 O Jura é uma destinação familiar por excelência!Jogos, brincadeiras, aventuras e decobertas de tesouros, passeios em pôneis e asnos, passeios de barcos , escaladas em arvores a descoberta de museus dos jogos que é um dos maiores fabricantes de jogos do mundo e brinquedos de madeira feitos pelos artesãos locais que através de séculos perpetuam a qualidade da mão-de-obra artesanal do Jura.

 Os jogos de madeiras das crianças ou óculos que você usa séao algumas das criações que testemunham o talento dos artesão jurassiens. Aqui cada cidade tem sua especialidade: os óculos na cidade de Morez, os cachimbos e os diamantes a Saint-Claude, os jogos a Moirans-en-Montagne, os ski e a madeira em Bois d'Amont, os relógios a Morbier...numerosos museus e ateliês permetem aos visitantes descobrir os segredos das invenções passando pelas 60 fabricas artesanais do quejo Comté.
A região guarda de seu passado um gosto pronunciado de independência e varios monumentos e fortalezas testemunham as batalhas e o jogo estratégico da região em guerras históricas. As rotas dos castelos medievais, das igrejas romanas, das salinas que marcam as trilhas do sal, da cidades históricas e mosteiros...o Jura é um livro a céu aberto da história da Idade Média.
 Baume-les-Messieurs...Ė certamente um dos sitios naturais mais espetaculares da região francesa. A cidade e seu mosteiro dito "imperial" estão situados no centro de vales, isolado no tempo de uma beleza misteriosa. Entre  três vales dominado por paredes rochosas de 200m um verdadeiro paraiso da geologia. As grutas  mais famosas ficam nas cidades de Baume-les-Messieurs, Arbois e Poligny e a celebre cascada de Tuf que inspiraram varios cineastas.
Comté, Bleu de Gex, Morbier, frango de Bresse, morrilles, trutas, biscoitos...um grande viagem na gastronomia jurassiana. Para acompanhar esses produtos nobres os jurassiens criaram os vinhos raros onde dois se destacam o vinho amarelo (VIN JAUNE) chamado também de ouro do Jura, e o vinho de Palha (VIN DE PAILLE). Um frango acompanhado de morrilles (uma espécie de champignon rara e de alto custo) ou alguns quadradinhos de queijo Comté com nozes e um calice de vinho amarelo é uma experiência unica e de sabor e aroma inesquecivel!
Na rota dos vinhos não deixe de ir a cidade de Arbois é a capital dos vinhos do Jura!

O Jura é uma região de belas montanhas cercadas de fazendas e pequenos vilarejos de charme medieval. Uma alternância de vales, campos no inverno é propicio para a descobertas dos esportes nordicos..passeios nas florestas de pinheiros, patinagem nos lagos cobertos de gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...