quinta-feira, 19 de abril de 2012

A rota de Pasteur no Jura...


Rota de Luis Pasteur no Jura
1 Dole, casa onde nasceu Luis Pasteur, local de trabalho de seus pais, museu e monumento ao benfeitor da humanidade.
2 Villers-Farlay Jean-Baptiste Jupille, nasceu no vilarejo de Villers-Farlay e foi mordido por um cão contaminado pela raiva em 1885,foi salvo pela vacina antirrabica.
3 Salins-les-Bains, situa-se a casa da familia paterna de Luis Pasteur
4 Mont Poupet, serviu de laboratorio a céu aberto em uma das experiências de Luis Pasteur em 1860, que demonstrava a existência de germes no ar.
5 Marnoz, berço maternal da familai de Luis Pasteur
6 Aiglepierre, situa-se a primeira escola que estudou Luis Pasteur
7 Montigny-les-arsures, local das vinhas de Luis Pasteur onde ele fez suas experiências sobre a fermentação
8 Arbois, casa de Luis Pasteur, colégio onde estudou e seu laboratorio.

DOLE°°°
Cidade de Dole
Dole, cidade de arte e historia foi o berço do benfeitor da humanidade Luis Pasteur. Hoje ainda a cidade guarda como patrimônio excepcional a herança de uma passado rico em conhecimento, história e arquitetura. No entorno da Catedral de Notre Dame de Dole, emblema da cidade, as ruas de arquitetura medieval entrelaçam a cidade com seus hotéis, colégios, conventos, hospitais, jardins e parques envoltos de arvores centenarias e do rio Doubs.

o curtume do pai de Luis Pasteur
Casa onde nasceu Luis Pasteur

A casa onde nasceu Luis Pasteur...
Hoje sua casa onde nasceu foi transformada em um museu e você compreenderá como um adolescente artista vem a ser quimico e se consagra a biologia e as vacinas. Este percurso insólito de Luis Pasteur apresentado através de imagens acessiveis à todos! Você também podera visitar o curtume, local onde seu pai Jean-Joseph trabalhava na curtição de couros.
Museu de Luis Pasteur na cidade de Arbois

Interior da casa de Luis Pasteur hoje  transformada em Museu na cidade de Aerbois
Na cidade de Arbois encontramos a casa onde Luis Pasteur viveu depois da idade de 8 anos. Nesta cidade de caracteres de vinhedos, ele começa seus trabalhos de fermentação e pasteurização.
A cada hoje também transformada em Museu guarda a herança de seus passos no mobiliario e em seu laboratorio pessoal.
cidade de Arbois
MUSEU DE VINHAS E DOS VINHOS DE ARBOIS°°°
Pasteur ama profundamente a cidade de Arbois que ele escrevia " cidade querida e de tantos titulos”. Uma caminhada n tempo pels ruas pitorescas da cidade que acolheu Luis Pasteur. Uma visita ao colégio em que estudou, seus laboratorios, seus vinhedos, os monumentos em sua homenagem são testemunhos das obras de Pasteur na cidade de Arbois.
Museu das Vinhas et dos vinhos e Arbois
Descubra neste percurso a Arbois os produtos regionais e os sitios patrimonias da cidade como o Museu das Vinhas e dos Vinhos do Jura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...