quinta-feira, 24 de maio de 2012

o bicentenário de Dickens...

Charles Dickens e seus personagens
Em Londres este ano de 2012 além da Rainha e dos Jogos Olimpicos um celebre escritor também festejará seu bicentenario de nascimento, seu nome Charles Dickens o autor, da obra cujo o sucesso alcançou o mundo todo, Oliver Twist
Assim como Jack o Estuprador, o escritor Charles Dickens percorria as ruas de Londres a procura de seres humanos. A diferença entre esses dois celebres londrinos era que, enquanto o primeiro se inclinava ao crime, o segundo dava vida a uma obra literária crescente, cerca de mais de dois mil personagens em 16 romances, uma verdadeira generosidade. Em suas obras podemos destacar a influência e o testemunho marcante da era industrial. 
Os britânico estão orgulhosos de poderem homenagear esse simbolo que virou um lenda da genialidade literária. No Museu de Londres podemos observar a exposição até 10 de junho ou visitar um museu dedicado ao escritor Charles Dickens.
Antiga casa da familia Dickens, hoje transformada em Museu em homengem ao escritor
Nascido em 7 de fevereiro de 1812 e falecido em 9 de junho de 1870. Dickens viveu de perto a Revolução Industrial, pois ele vivia no epicentro. Durante essa época a população de Londres dobrou, o transporte passou rapidamente da charrete ao bonde, época também do nascimento dos correios. Ele viu a expansão do comércio internacional onde a rota principal era o rio Tâmisa. Ele vivenciou a miséria operária, as favelas esclavagistas que obrigavam os trabalhadores ao esforço máximo com punições, onde o frio matava por falta de melhores condições de vida.
Suas obras são testemunhas do dia-a-dia de sua época em Londres, assim que seu percurso através de três lugares da capital : Camden, o Bloomsbury e o Westminster. 
Camden
Com pressa de deixar as ruas miseraveis de Camden Charles Dickens cria duas familias de ficção que marcaram sua vida, os Micawber, cujo o pai, bom falador, charmoso, mas irresponsável, irá parar na prisão por causa de dividas em DAVID COPPERFIELD, e os Cratchit, uma familia pobre, que apesar de tudo, sempre alegre, e cheia de valores cristãs em UM CONTO DE NATAL.
Bloomsbury Market
De retorno à escola Charles estuda com afinco, aos 15 anos ele se lança no mercado de trabalho se torna um jovem culto, jornalista, escritor de pequenas história redigidas em séries que serão publicadas em folhas por alguns centavos. Mas é a obra M.Pickwick que fará sua fortuna e sua glória. Assim, Bloomsbury market, com seus estranhos prédios e seus corredores o mais antigo mercado de Londres tem um lugar cativo em seu primeiro romance em The Pickwick Papers (1836).
Aos 24 anos o jovem escritor casa com a filha do seu redator chefe com quem ele tera 10 filhos e se muda para uma casa no bairro de Bloomsbury, hoje transformada em museu. 

Clerkenwell
Clerkenweel um bairro periférico de Londres é onde se encontra Fagin, personagem inescrupuloso que comanda o bando de crianças e vive do roubo que eles conseguem pela cidade, em OLIVER TWIST.

Bairro de Westminster
Em Westminster Charles Dickens descrevia assim « qualquer que seja velho,a noite é geralmente o tempo onde eu tenho o prazer de caminhar ». O escritor tem insônia e a noite se torna trilhas de passeios para escutar os sons de Londres na madrugada a qual ele transferirá para seus romances. Toda injustiça o revolta.
The Bleefing Heart
Este lugar no bairro de Farrigdon foi imortalizado em sua obra "A pequena Dorrit" onde vivia com diversas outros pobres habitantes da familia Piornish.

Aos 44anos, Charles Dickens se tornou o escritor mais popular de seu tempo, o Victor Hugo da Inglaterra. Algumas de suas leituras publicas fez de suas obras uma procura pelos afixionados por seus recitos. 
Em sua morte em 1870 o povo obtém autorização da rainha Vitoria que ele seja enterrado no « Cantos dos Poetas » no Mosteiro de Westminster. Ele repousa hoje junto com mais de cem escritores britânicos sob a estátua de Williams Shakespeare.

Convento de Westminster
A estatua de Shakespeare

Para conhecer mais a obra de Charles Dickens:www. dickensmuseum . com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...