segunda-feira, 7 de maio de 2012

origem do dia das MÃES°°°



Suas origens são antigas. A Deusa mãe era comemorada há muito tempo atrás, mas a celebração que nós conhecemos data do inicio do século XX e vem dos Estados Unidos.                               
Uma longa história...as raizes dessa festa começa na antiguidade, o culto à Deusa Mãe, que quer dizer fecundidade, é atestada na era  paleolitica e pode ser considerada como ponto incial da comemoração.
Mas tarde os gregos e em seguida os romanos celebravam a Deusa do Amanhecer, da Aurora (Mater Matuta). Esta festa era comemorada no dia 11 de junho. Em seguida diversos cultos de celebração da fecundidade ou da mãe foram arduamente combatidas pela igreja, que via com mal olho o desenvolvimento desses ritos pagãos.                  
Depois a origem americana, esquecida durante séculos, a festa das mães reaparece no inicio do século XX nos Estados Unidos. Em 1911, Ana Jarvis, uma americana chamada Virginie Occidentale, afetada pela morte de sua mãe, alguns anos mais tarde lança um campanha com o intuito de que, em todo pais seja celebrada a famosa Mother's day. Em 1914, o Presidente Wilson adota a idéia e instaura oficialmente a Festa dos Dias das Mães no segundo domingo de maio. Podemos hoje considerar esta data como a origem moderna da comemoração da Festas das Mães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...