segunda-feira, 30 de julho de 2012

roupas intimas do séc.XV...



A descoberta que coloca em duvida a teoria que perquisadores sobre as peças intimas femininas.
Pensavamos que as mulheres usavam sutiã ha uma centenas de ano apenas, de pois de abandorem os corseletes. Mas uma equipe de arqueologos austriacos acabam de descobrir 4 peças em linho que datam da Idade Média.
Um achado que agita com o mundo da moda: O SUTIÃ não é uma invenção moderna!
Os arqueologos da Universidade de Innsbruck na Autria anunciaram que eles teriam encontrado no castelo de Lengberg os sutiãs da Idade Média.
O historiadores da moda concordam em afirmar que a aparição dessas peças intimas seriam logo após o abandono dos corseletes a cerca de 100 anos atras.
Se o prototipo foi registrado como marca em Nova Yorque em 1859 com o nome de "sutiã".
Uma das peças causa intriga aos especialistas que é parecida com um sutiã moderno.
Em uma entrevista aos jornal londrino Daily Mail a responsavel pelo acervo de moda do Museu de Londres Hilary Davidson diz: "é uma descoberta impressionante".
A arqueóloga Beatrix Nutz afirma "Nós acreditavamos que não existiam sutiãs no século XV".
As peças intimas foram encotradas entre os 2700 fragmentos têxteis em um dos arcos que separam os quartos do segundo andar do castelo, um lugar suficientemente seco para evitar sua deterioração.
Quatro dessa peças de linho se assemelham as de hoje, com dois bojos separados, com duas grandes alças.
Outro fato que se assemelha a época moderna são os enfeites bordados.

Uma outra peça descoberta semelhante a um calção para homem, pois as mulheres na Idade Média usavam apenas anaguas sobre o vestido. "Os calções eram considerados como uma marca dominante e de potêncial masculino", segundo Beatrix Nutz da Universidade de Innsbruck. Os desenhos medievais mostram constantementes homens e mulheres  disputando sua possessão em combates simbólicos para saber quem literalmente comandava.
Essa descoberta data de 2008, mas a equipe decidiu divulgar apenas este ano para que as pesquisas com o carbono 14 revelassem respostas mais exatas.
A forma como as pessoas se vestiam na Idade Média ja eram  conhecida mas sobre as peças intimas não se tinham indícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...