quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A capital mundial do perfume...

www.ville-grasse.fr/
Grasse esta situada na região de Provença nos Alpes Maritimos da França. A cidade é considerada como a capital mundial do perfume. Ela possui também três selos importantes do turismo da francês: cidade de  Arte e Historia, Cidade florida e cidade internet. Sua aparição data da época da Idade Média no início do século XI.
O charme da cidade antiga com suas ruas sinuosas e estreitas se desenvolvem no entorno da montanha onde se eleva o ponto mais alto da cidade e se situa a catedral de Notre Dame de Puy do séc.XII que recebe turistas do mundo todo.

Grasse possui uma estratégica entre o mar e a montanha a tornou em um dinâmico centro comercial. Seu comércio de peles  fez sua reputação no plano internacional. Com o tempo o lento declinio do comércio de couros sera recompesada pelo nascimento e desenvolvimento  da perfumaria artesanal que começa no fim do séc. XVIII graças a cultura de flores.

°°°As perfumarias de Grasse°°°

Triagem das rosas
A atividade da capital mundial é essencialmente voltada para as relaçaões internacionais compostas de trinta usinas de perfumes que produzem e criam aromas para o mundo inteiro. Dos quatro cantos do mundo as matérias primas tem origem de Grasse.
Assim a cidade perfumada fez de sua industria artesanal um verdadeiro tesouro de arte aliando o luxo, o rafinamento e a qualidade dos produtos. Um produto artesanal que podemos ver e criar visitando as perfumarias participando de atelîes esalhados pela cidade historica.
As flores cultivadas na região de Grasse são a rosa jasmim, tubereuse, violeta, mimosa, lavanda são as principais. As cidades são ornadas de um visual olfativo pelos seus jardins e campos de flores.
Hoje algumas deAujourd’hui une vingtaine d’exploitants les cultivent et certains jardins ont été aménagés afin d’y conserver ce patrimoine en réunissant l’ensemble des senteurs de Provence.

°°°Os eventos °°°


A cada ano esta maravilhoso festival marca um grandioso encontro regional e internacional reunindo profissionais da rosa 'criadores, difusores e produtores, organismo horticolas, o publico e os parceiros culturais da cidade de Grasse. Durante quatro dias a cidade se torna um verdeiro porta-joias da rosa que ela seja em bouquets ou em vasos de um branco puro ou em vermelho purpura, a rosa é a convidade de honra durante a exposição. A tematica para o ano de 2012 é a moda em suas multiplas facetas rosaceas. Ha 42 anos Grasse tem o previlégio de ser o cofre desse tesouro de uma beleza delicada e sensual.

A primeira festa do jasmim aconteu em agosto de 1946, e desde então os habitantes guardam o charme do seus carater provençal e tradicional. O desfiles de carros alegoricos decorados  delicadamentes de  flores puxados por dois cavalos com cinco lindas jovens , e o convidado de honra desse evento é o rei jasmim.
Cerca de 50 000 flores são usadas para a batalha de flores e 20 000 para a decoração dos carros alegoricos.Para a animação da festa varios grupos folcoricos, fanfarras, artistas de rua nacionais e internacionais se unem a esse espetaculo de cor, perfume e musica. A cidade multicolorida acolhe inumeros turistas que recebem um banho de perfume de jasmim borrifado pelo carro dos bombeiros!


°°°O Museu Internacional do Perfume°°°
Um lugar unico no mundo o museu interativo conta a historia mundial do perfume, das orgim aos nossos dias através de uma visita virtual.
Assim da noite dos tempo da Revolução Francesa passando pela China Imperial e a Andaluzia do século XIII até a cidade dos perfumes Grasse.
A visita virtual oferece ao publico três polos: o Museu das Civilizações do Perfume, a Evolução das Técnicas ao serviço do perfume e do local que conserva as plantas aromaticas.

Perfumaria FRAGONARD www.fragonard.com






O Museu oferece também ateliês em perfumaria onde os visitantes podem preparar um produto com seus aromas preferidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...