terça-feira, 18 de setembro de 2012

Maleta de 1° socorros das guerras napoleônicas...

La trousse de chirurgie de l’hôtel‐DieuLa trousse de chirurgie de l’hôtel‐DieuLa trousse de chirurgie de l’hôtel‐DieuLa trousse de chirurgie de l’hôtel‐DieuLa trousse de chirurgie de l’hôtel‐DieuLa trousse de chirurgie de l’hôtel‐Dieu
La trousse de chirurgie de l’hôtel‐DieuLa trousse de chirurgie de l’hôtel‐DieuLa trousse de chirurgie de l’hôtel‐DieuLa trousse de chirurgie de l’hôtel‐DieuLa trousse de chirurgie de l’hôtel‐Dieu

La trousse de chirurgien Hôtel-Dieu, un album sur Flickr.

Mais um dos tesouros desvendados nas jornadas do Patrimônio na cidade de Dole, uma maleta de cirugião das épocas napoleônicas. 
Essa maleta de cirurgião foi recentemente restaurada e esta conservada na atual Médiateca, antigo hospital da cidade de Dole. Esse acessorio medical acompanhava os cirurgiões militares nos campos de batalhas. Seus dois andares carregavam outrora belos instrumentos medicais em aço que serviam para amputar e a ultrapassar certas partes do corpos e outras cortes cirugicais.

Um dos mais conhecidos cirurgiões foi Dominique-Jean Larrey médico francês, considerado pai da medicina de urgência, nascido no dia 7 de julho de 1766 na cidade de Beaudéan (Hautes-Pyrénées) e falecido a Lyon em 1842. 
La trousse de chirurgie de l’hôtel‐Dieu

Cirugião e chefe do exército, Dominique Larrey foi um fiel seguidor de Napoleão 1° em todas suas batalhas. Ele foi o precursor em matéria de socorro aos feridos no campo de batalhas através da pratica dos primeiros socorros, graças as ambulâncias cirurgicas moveis. 
Na batalha de Sierra Negra, na Espanha ele amputou em um dia cerca de 200 feridos, um fato incrivel e de extrema precisão cirurgica nessa época onde a anestesia não tinha sido inventada, pois ele amputava um membro em menos de um minuto. A amputação era o unico método na época de proteção eficaz contra as contaminações microbianas. Os antibioticos so foram descobertos tempos depois.
A guerra fazia mais feridos que mortos nessa época e essas maletas cirugicas salvavam muitas vidas. Uma época em que os fundamentos da medicina pouco ou quase não existiam  e a noção de base sobre a transmissão de infecções eram desconhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...