sábado, 27 de outubro de 2012

1ª Orquestra Quilombola do Brasil

"A música pode ser o exemplo único do que poderia ter sido - se não tivesse havido a invenção da linguagem, a formação das palavras, a análise das ideias - a comunicação das almas." Marcel Proust
Uma parceria em prol do desenvolvimento do povo amapaense através do governo estadual e a empresa OI que investe recursos incentivando a cultura no Brasil.
Através do apoio do projeto OI FUTURO da empresa de telefonia OI, a ORQUESTRA QUILOMBOLA DO CURIAU é o primeiro polo musical, entre os 10 que serão implementados pelo projeto coordenado no Amapá pelo "Sistema de Bandas e Orquestras do Estado do Amapá – Escola Livre de Música", da Associação Educacional e Cultural Essência (Aece).
Cerca de 100 crianças participarão do projeto que tem como objetivo promover a inclusão de crianças e adolescentes em risco social. A previsão do projeto é de iniciar a musicalidade através de instrumentos de sopro, madeira, de corda e percussão erudita que serão distribuidos em todo o Estado do Amapá através de polos musicais. 
Orquestra Quilombola do Curiau em apresentação Foto; Agência AmapaNoticias
"Moramos em uma comunidade afastada de um Estado isolado. Essa é uma oportunidade única, é emocionante. Agradeço a todos os envolvidos por nos dar essa chance de crescermos não só como músicos, mas como cidadãos" estudante Marcela Araújo, de 13 anos.
"Essas crianças nunca mais serão as mesmas. Tenho certeza que a comunidade do Curiaú será muito diferente depois deste projeto, pois certamente mudará para melhor. Parabenizo a OI, o maestro Elias Sampaio, Aece e o Governo do Amapá por realizar este sonho",  Zé Miguel Secretário de CUltura do Amapá.
Orquestra Quilombola do Curiau em apresentação Foto; Agência AmapaNoticias
A cidade quilombola do Curiaú está a 12 quilômetros de Macapá, capital do Amapá, fica localizado o Curiaú, região remanescente de quilombo, primeira do Brasil a ser registrada e titulada pela Fundação Palmares, contabilizando pouco mais de 1,6 mil moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...