segunda-feira, 15 de outubro de 2012

As vinhas dos aromas do Jura

Vignes Château-ChalonVignes Château-ChalonVignes Château-ChalonVignes Château-ChalonVignes Château-ChalonVignes Château-Chalon
Vignes Château-ChalonVignes Château-ChalonVignes Château-ChalonVignes Château-ChalonVignes Château-Chalon

Vignes Château-Chalon, un album sur Flickr.
Na cidade de Château-Chalon no Jura no alto de seu rochedo podemos ver o serpenteio das vinhas com os diferentes posses de dominios.
O nome é também um selo de qualidade de origem francesa AOC que dá aos melhores vinhos da região um significado grandioso aos aromas e terroirs franceses.
Durante minha visita, avistei ao longe um pequena equipe que parecia colher as ultimas uvas da estação, talvez para a fabricação de suas pepitas degustativas de sabores variados, e quando casados com os famosos queijos da região completam a delicia dos deuses.
Então , uma paradinha para fotos, no começo fiquei meio tímida de pedir para fazer as fotos, mas depois que disse "sou uma brasileira em visita na região" os sorrisos apareceram, e um colhedor se aproximou para explicar o trabalho deles rapidamente.
O Jura, que é uma das regiões francesas mais distantes do mar, possuem um clima semi-continental conhecido pela rusticidade pouca habitual na Europa Ocidental. O famoso terroir vinícola é submetido à dupla influência climática, oceânica de uma parte, e o invernos fortes, e verões rudes e secos. De uma maneira geral, um clima que se caracteriza por uma forte variabilidade o que permite sabores variados e unicos dos vinhos da região.

O jura consolidou uma sólida imagem no mundo dos vinhos produzindo duas especialidades praticamente inexistentes fora da região, o VIN JAUNE(vinho amarelo) e o VIN DE PAILLE(vinho de palha). 
Encontramos na região:
Cepagens negras: poulsard, trousseau, pinot noir
Cepagens brancas: savagnin e Chardonnay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...