quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O mais estraordinário cabaré do mundo°°°


Autour du Chat noir. Museu de Montmartre, 12, rue Cortot, Paris 18e. Aberto de 10h00 às 18h00. A noite todas as primeiras quintas-feiras do mês até as 21h00. Até o dia 13 de janeiro de 2013.Museedemontmartre.fr


"Je cherche fortune, autour du Chat noir, Au clair de la lune, A Montmartre le soir..." gerações cantaram essas palavras que celebrava "o cabaré mais estraordiná do mundo, segundo seu criador Rodolphe Salis.

Inaugurado em 1881, ele foi o primeiro lugar do movimento artistico de Paris. Pela primeira vez a policia autoriza um piano no palco onde Paul Delmet, Erik Satie, Claude Debussy criavam suas musicas. Com a morte de Salis em 1897, sua esposa vendeu o local que foi transformado em uma casa particular.

Uma exposição em Paris de 13 setembro ao 13 janeiro você poderá conhecer a arte e os prazeres desse bairro repleto de historias, artes, musicas e poesias do ano de 1880-1910. Uma exposição de 200 quadros, litográficos, desenhos e fotos assinadas por Toulouse-Lautrec, Vuillard, Monet, Bonnard e até Alfred Jarry no Museu de Montmartre
Museu de Monrmartre
O teatro das sombras que fez a fama foi reconstituido. Aristide Bruant e Yvette Guilberta acompanham você através de canções durante toda a visita.

No alto de Montmartre dominando as vinhas o museu recebe desde 1960 os visitantes do mundo todo na Maison du Bel Air.
Ele rescontrói através do tempo a história da Arqueologia " A velha Montmartre", a história da vida politica, artistica e festiva do bairro alto. Durante a visita você poderá passear nos jardins no coração de Paris, algo realmente inesquecivel. O Museu é inpregnado pela essência de 14 artistas que viveram nesse bairro  entre eles: Renoir, Valadon, Utrillo, Dufy ou encore Poulbot…
Um percurso museográfico oferece uma visita ao redor do bairro boêmio de Montmartre em torno de quatro temas:

A história de Montmartre°°°A Uma história que descreve o bairro alto no tempo do manastério das Damas de Montmartre.
A obra de Willette para o cabaré do Chat Noir
Montmartre em festa°°°As obras desta exposição evocam os bailes e cabarés com le Parce Domine(foto realizada em 1884), é uma das obras do pintor, ilustrador e escritor francês Adolphe Willette(chamado Pierrot)nascido a Chalons sur Marne em 1837 e falecido em 1926. Ele tinha por hábito de pintar murais e vitrais, de desenhar cartões-postais,  cartazes publicitarios e capas de livros, mas sobretudo de decorar inumeros cabarés e restaurantes do bairro alto de Montmartre.

A Comunidade°°°
Ele explodiu em 1871. Um periodo de rebelião da história de Paris que dura um pouco mais de dois meses.Montmartre é então o teatro dos episódios sangrentos. Nesse bairro alto que a o depois das eleições revolucionárias.

La bohême artistique °°°
A idade de ouro da história do bairro alto onde se misturam os cabarés, as artes, as escritas e a musica.
Você descobrirá também durante a visita a maquete da antiga vila de Montmartre. Ela foi realizada pela iniciativa do arquiteto Claude Charpentier(arquiteto e conservador do Museu) e pelo artista Georges Folmes(pintos e escultor de renome).

« Le Chat Noir » O gato preto era o nome de um célebre cabaré de        Paris localizado no bairro alto de Montmartre, onde se encontravam      poetas e cancioneiros que fizeram e fazem as lendas de uma noite em   Paris boêmia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...