segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Musica, sabores e arte do Amapá na França :)

GuilhermePaixão, Robert CHOULOT, eu eu Nara :)
E assim começou a se tornar realidade esse sonho de um dia poder mostrar minha região natal do Brasil aqui na França. Como todos os sonhos, se a gente não acreditar ele não se realiza, e eu jamais perdi a esperança. Ao meu projeto juntaram-se mais algumas pessoas que se tornaram grandes amigos.
A escolha de como mostrar meu Amapa-Amazônia-Brasil aqui foi através da imagem (expo de fotos a cores), dos sabores (o vatapa, o creme de cupuaçu e menta, e a salada de frutas tropical), e o som que vem da floresta com os musicos amapaenses Patricia Bastos e Paulo Bastos e um convidado mais especial Dante Ozzetti que vem de sampa.
Dante Ozzetti, Patricia e Paulo Bastos
Uma expo que começa na fronteira Brasil/França com a construção da Ponte Binacional até a capital Macapa mostrando as belezas cênicas, seu artesanato, parques nacionais, historia, o mercado da floresta e uma volta no tempo através da base aérea do Amapa e o unico trem ativo da Amazônia na Serra do Navio.


Durante o vernissage o publico presente ficou surpreso de descobrir essa região rica de arte e historia no começo do Brasil. Muitas perguntas e curiosidades sobre o desenvolvimento dessa capital em meio a floresta mais cobiçada do mundo.

Na sala de festa Victor Hugo da cidade de Montmorot foi o local escolhido para a apresentação dos cantores brasileiros e uma degustação tipicamente amazônica regada a sucos de laranja, goiaba, maracuja, o famoso vatapa e o creme de cupuaçu com menta.
Victor Hugo, sala de Festa de Montmorot
Uma pequena amostra de nossos talentos feito a mão do Amapa
Sr.Guilherme Paixão(Cônsul do Brasil a Dijon) e o prefeito da cidade Robert CHOULOT
O Cônsul Honorário do Brasil de Dijon parcou presença no evento e fez uma conferência sobre o Brasil sua historia e seu crescimento econômico. Fechando sua apresentação uma publicidade da Copa do mundo 2014 e das Olimpiadas de 2016 com sede no Rio de Janeiro.


Para fechar as apresentações um video sobre o Amapa foi apresentado com imagens e informações sobre noso crescimento econômicon danças, musica, artesanato e nosso maior parque tropical do mundo, Montanhas  Tumucumaque. O publico ficou encantado de descobrir nossa riquezas e a beleza de nossa terra.

Logo apos as apresentações e economia passamos à degutação de pratos tipicos da Amazônia e uma degustação de um dos mais saborosos frutos da Amazônia, o cupuaçu.
sabores da Amazônia com um toque perfumado dos vinhos especiais do Jura
Durante a degustação a champagne "Crémant du Jura" acompanhou o camarão perfumado de côco e um toque de um cuvée especial selo de qualidade dos vinhos do Jura "L'étoile" do dominio de Montbourgeau.
Um vinho especial para um menu dos deuses :)
O sabor do cupu em creme e menta com salada de frutas tropicais regado ao suco de maracuja :p
O publico presente disse BRAVO ao sabor amazônico
O vatapà estava quase pronto o leite de côco foi toque final

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...