Pular para o conteúdo principal

País dos sabores na Alsácia


Estrasburgo

Ela é considerada a capital das feiras de Natal da França. São 12 feiras que reagrupam o mais belo natal da França, do 24 de novembro a 23 de dezembro 2012. Situada no coração  das feiras natalinas Alsacianas, nessa época de fim de ano ela se transforma em uma suntuosa categral de Natal. 
Foto:www.noel.strasbourg.eu
Durante todo o mês de dezembro as ruas são iluminadas pelos aromas, criatividade, corais e concertos musicais que preenchem a vila e a deixa em ritmo de festa.
A origem dessa feira natalina teve início em 1570, é um dos mais antigos da França e cresce a cada ano graças a tradição do comércio, e também ao seu espírito tolerante e humanista que construiram sua identidade.
A feira de Natal (chamada de Christkindelmärik  no dialeto Alsaciano);  assim como a grande árvore existem desde a Idade Média.
Foto:www.noel.strasbourg.eu
Na praça Brooglie onde se instala a feira os participantes vendem seus produtos como arvores de natal, decorações, creches, imagens, geléias, receitas tradicionais que acompanham o vinho quente.
A tradição da grande árvore teve origem também na Alsácia. Durante a idade média eles eram montados na frente das igrejas na véspera de Natal « Jogos do paraíso », recitos da história da criação é uma árvore coberta de maçãs que representava a árvore do paraiso.
Em 1521, na cidade de Sélestat, uma ordem municipal autoriza os guardas florestais a deixarem cortar os pequenos pinheiros para a festa de Natal. Assim o habito se espalha pelas vizinhanças. No começo eles eram decorados com maçãs, açucar colorido, e depois com bredles(pequenos biscoitos alsacianos feitos para as festas de fim de ano.
bredles, deliciosos sabores do Natal Alsaciano

A guerra de 1870 leva a imigração de varios habitantes da Alsacia e assim a tradição de NATAL se disseminou pela França e outras regiões. Assim o pinheiro de Natal aparece na Alemanha, Suiça, Austria, Tchécoslovaquia, os países escandinavos, a Inglaterra e as américas.
Foto:www.noel.strasbourg.eu

Postagens mais visitadas deste blog

receita de °°éclairs franceses°°

°°°Massa (p/12 unidades)
- 12,5 cl de leite
- 12,5 cl d'agua
- 100 g de manteiga
- 4 g de açucar
- 2 g de sal
- 150 g de trigo
- 5 ovos

°°°Preparo da massa

Em uma panela esquente a agua, o leite, o sal, o açucar e a manteiga. Junte em seguida o trigo passado no crivo. Misture vigorosamente e uniformemente, depois deixe repousar alguns minutos e misture os ovos pouco a pouco até a mistura ficar homogênea e lisa. Em uma placa de metal ou açadeira cubra com papel manteiga, coloque em um saco de confeiteiro a massa e faça conforme sua escolha (foto3), pincele com uma gema de ovo leve ao forno a 200°C TH°7 durante  30 a 45 minutos.
°°°O recheio tradicional (preparação : 15 min) - 50 g de trigo
- 100 g de açucar
- 500 g de leite
- 2 gemas de ovo
- 1 pau de baunilha

Primeira mistura junte o trigo com a metade do açucar e dssolva com um pouco de leite, junte as gemas de ovo. Em uma panela coloque o restante de leite e raspe o pau de vanilha, coloque a outra metade do açucar e leve ao fogo. Re…

45ª edição da peregrinação dos portugueses em Dole...

Fé e decoção desde 1967°°°
Neste dia 13 de maio de 2012 que é comemorado o dia das Mães no Brasil, na cidade de Dole os devotos organizam uma grandiosa peregrinação em louvor e honra de Nossa Senhora de Fátima no Santuário de Mont-Roland. O programa começou no sábado, dia 12 começou com a celebração da Eucaristia a partir de 20h30, seguindo-se a bênção e procissão das velas, com o andor e a imagem de Nossa Senhora de Fátima em volta do recinto do Santuário. Domingo dia 13 de Maio com início às 10h30 celebração da Eucaristia presidida pelos padres da região. Por volta das 15h00 haverá o terço e procissão do adeus à Virgem Maria, com salmos e cânticos dedicados à nossa senhora. Este é o momento de grande emoção neste peregrinação. A missa campal é realizada em frente o Santuário cerca de 18000 pessoas participaram dessa 45ª edição de devoção e fé a Virgem.

A primeira celebração em honra de Nossa Senhora de Fátima neste lugar aconteceu em 1966, na qual participaram quatro dezenas de pess…

Bom dia com tapioquinha

Essa é uma das delícias err o café da manhã da Amazônia e aqui em Macapá o Café Pingado é um dos melhores endereços pata começar uma típica manhã de fim de semana BA maior floresta tropical do mundo.
Um excelente dia s todos :)