sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

País dos sabores na Alsácia


Estrasburgo

Ela é considerada a capital das feiras de Natal da França. São 12 feiras que reagrupam o mais belo natal da França, do 24 de novembro a 23 de dezembro 2012. Situada no coração  das feiras natalinas Alsacianas, nessa época de fim de ano ela se transforma em uma suntuosa categral de Natal. 
Foto:www.noel.strasbourg.eu
Durante todo o mês de dezembro as ruas são iluminadas pelos aromas, criatividade, corais e concertos musicais que preenchem a vila e a deixa em ritmo de festa.
A origem dessa feira natalina teve início em 1570, é um dos mais antigos da França e cresce a cada ano graças a tradição do comércio, e também ao seu espírito tolerante e humanista que construiram sua identidade.
A feira de Natal (chamada de Christkindelmärik  no dialeto Alsaciano);  assim como a grande árvore existem desde a Idade Média.
Foto:www.noel.strasbourg.eu
Na praça Brooglie onde se instala a feira os participantes vendem seus produtos como arvores de natal, decorações, creches, imagens, geléias, receitas tradicionais que acompanham o vinho quente.
A tradição da grande árvore teve origem também na Alsácia. Durante a idade média eles eram montados na frente das igrejas na véspera de Natal « Jogos do paraíso », recitos da história da criação é uma árvore coberta de maçãs que representava a árvore do paraiso.
Em 1521, na cidade de Sélestat, uma ordem municipal autoriza os guardas florestais a deixarem cortar os pequenos pinheiros para a festa de Natal. Assim o habito se espalha pelas vizinhanças. No começo eles eram decorados com maçãs, açucar colorido, e depois com bredles(pequenos biscoitos alsacianos feitos para as festas de fim de ano.
bredles, deliciosos sabores do Natal Alsaciano

A guerra de 1870 leva a imigração de varios habitantes da Alsacia e assim a tradição de NATAL se disseminou pela França e outras regiões. Assim o pinheiro de Natal aparece na Alemanha, Suiça, Austria, Tchécoslovaquia, os países escandinavos, a Inglaterra e as américas.
Foto:www.noel.strasbourg.eu

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...