terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Um passado que renova o presente


Série:3contos natalinos :)

Existia uma escola onde os estudantes eram muito especiais. Eram meninos e meninas que portavam certas necessidades especias e necessitvam de muito atenção e amor dos adultos, assim como todas as crianças.
Antes das férias de Natal o professor de uma das classes pensou em fazer seus alunos descobrirem a cidade em que eles moravam, mostrando o passado, suas ruas antigas, monumentos historicos etc. Mas para isso ele pensou em encontrar alguém que conhecesse melhor sobre a historia da velha cidade medieval situada no leste da França, e pudesse ajudar na apresentação para seus alunos. 
Ele começou sua procura pela internet e encontrou uma jovem blogueira que falava da cidade outrora em seus artigos e neles continham fotos antigas da cidade.
Então o professor se apressou em entrar em contato com ela e descobriu que ela era de longe e estava a apenas 6 anos na cidade, "que interessante" pensou ele. Ela falava com um conhecimento profundo como se tivesse nascido na cidade e vivido os momentos descritos em seus artigos. Rapidamente ele entrou em contato com ela e marcaram de se encontrar na escola.
No dia marcado a blogueira chegou um pouco timida, pois ela explicou que era a primeira vez que falava para crianças. O professor explicou à ela que eles tinham entre 7 e 12 anos, e que às vezes ficavam inquietos com apresentações longas e que por isso começariam apresentando slides com fotos da velha cidade em um tempo de 45 minutos. 
Aos poucos os alunos foram chegando, eram 6 meninos e 1 menina. O olhar intrigante era visivel em todoa a classe. Depois de todos em seus lugares o professor apresentou a blogueira brasileira e deixou ela se apresentar. Timidamente ela disse seu nome, de onde vinha e que morava na cidade, sua profissão e explicou que iria apresentar para eles fotos antigas e que cada um deles poderia falar o que sabiam sobre o lugar onde elas tinha sido feitas. 
Quando as fotos foram aparecendo o olhar dos alunos logo foi despertado para certos lugares, e eles começaram a se localizar dizendo "eu conheço esse lugar", ou "eu estive ai com meus pais"
Para surpresa do professor que olhou estupefato para o desembaraço que mostravam as crianças. 
Apos a aprentação das fotos eles decidiram que, em outra ocasião iriam fazer fotos nos mesmos lugares, e que eles seriam os personagens que marcaram as fotos antigas dessa época. 
As crianças ficaram ansiosas e alegres com a idéia. Mas a apresentação não tinha terminado e elas começavam a perguntar "quando vai acabar?Podemos terminar?". O professor respondeu "Para finalizar com a apresentação vamos conhecer a cidade da blogueira, um video entre musica, paisagens, uma cidade do meio do mudo." Depois de verem o video que  deixou-os encantados com tanta beleza, eles perguntaram "Quando vamos conhecer essa cidade do meio do mundo?". Sorrindo o professor disse "Ah, infelizmente é longe, mas quem sabe um dia!"
Uma semana passou, e a espera de um dia de sol e céu azul para que fosse marcado o dia da saida para fazerem as fotos. Nesse meio tempo o professor enviou um e-mail à blogueira dizendo "Meus alunos falam muito de sua passagem aqui na classe, e eles ficaram mais atentos aos lugares da cidade que eles viram nas fotos".
Enfim, o dia da saida para fazerem as fotos chegou. O encontro ficou para a praça da cidade. De longe os alunos avistaram a blogueira chegando e começaram a procurar os lugares descritos nas fotos. O ultimo lugar escolhido foi a beira de um rio.A chuva caia fina, todos estavam molhados mas continuaram, alguns cansados, pois era o ultimo dia de aula antes das férias de Natal. A pressa para viver esse momento de época natalina era esperada o ano todo.
Mas as surpresas não terminaram, antes de se despedirem a blogueira tirou de sua bolsa varios pacotinhos embrulhados minuciosamente. Todos pararam quando viram o pequeno pacote vermeho e dourado. "Esse simbolico presente é para vocês. Uma lembrança desses dois dias que passamos juntos e que ficaram para sempre guardados na minha memoria." 
E assim eles foram distribuidos um a um.
_ Peguem com carinho, elas trarão boa sorte para vocês. - disse a blogueira com um olhar brilhante e satisfeito por ter feito dessas curtas horas juntos grandes lembranças e de poder de alguma forma ter contribuido com o caminhar dessas crianças mais que especiais.
Quanto ao presente surpresa, eles foram descobrir depois, eram pequenas tartarugas feitas pelas mãos dos artesãos, e que por coincidência foram presenteadas na beira do rio. Um lugar onde na realidade essas pequenas tartaruguinhas começam sua caminhada pela vida, no meio da floresta amazônica.

Feliz Natal :) Paz, amor e fraternidade entre os povos do mundo.

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...