sexta-feira, 19 de julho de 2013

Deux Magots, café parisiense

www.lesdeuxmagots.fr
Situado no 6º Distrito de Paris no bairro de Saint-Germain de Près, « Les Deux Magots » que quer dizer «as duas figurinhas chinesas » tem origem de uma loja de novidades que funcionava em 1812 na rua 23 rue de Buci. Após algum tempo a loja começou a vender tecidos de seda e peças íntimas. Esse comércio de sedas, e foi denominado de « Deux Magots » em homenagem a uma peça teatral da época chamada « Les Deux Magots de la Chine ». 

Em  1873, a loja é transferida para o bairro de Saint-Germain, e está até hoje com o mesmo nome transformado em um magnifico café parisiense chamado « Les Deux Magots ».
Em 1884 o café começa a tomar um lugar importante na vida cultural francesa, escritores como Verlaine, Rimbaud ou Mallarmé se tornam clientes habituais e assim nasce o café literário em 1933 através de um pequeno grupo de surrealista que decidem criar seu próprio concurso literário chamado de Prêmio LES DEUX MAGOTS. Um grupo seleto de escritores começa a frequentar o café entre eles Elsa Triolet, André Gide, Jean Giraudoux, Picasso,Fernand Léger, Prévert, Hemingway, Bob Welch, Sartre, ou ainda Simone de Beauvoir, são alguns dos mais assiduos escritores dessa época..
O Prêmio Les Deux Magots acontece no mês de janeiro de cada ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...