sexta-feira, 5 de julho de 2013

Soulac mistura de mar e vinho...

Entrada para a rua veraneia principal de Soulac
Situada a cerca de 90 km de Bordeaux a cidade veraneia de Soulac-sur-Mer é uma das principais da região  de turismo praia da Gironda. Depois de 2h e 30 min de rodovia com um trânsito intenso nessa época do ano mas vale a pena para ver o mar,a areia e o verde dos pinheiros em sintonia com as águas do atlântico.
Pé na estrada!!!
O que me chamou atenção ao chegar foram as chamadas villas de Soulac, ou seja casa des estilo particular construidas de tijolos vermelhos, barro, decô de bordas esculpidas em madeiras chamadas de lambrequins.
Outro particularidade é que aqui nesse mar de areia nasciam vinhedos e que fazem parte das rotas de vinhos bordolesas.
Cerca de  5 à 8 km em direção oeste o vinhedo do Médoc afinca suas raizes nesse clima que propicia os aromas das vinhas que não amam o frio, essa junção de mar, sol e vento seduz o tempo e dá sabor aos famosos vinhos dessa região conhecidos mundialmente. São 15 000 hectares de vinhedos com 8 denominações de origem controlada os famosos AOC franceses...e para os amantes dos vinhos esses três nomes fazem sonhar : Margaux, Moulis, Lis


A rua principal é plena de pequenos comerciantes com artigos de verão, e claro a moda que pega no pé não pode faltar...as Havaianas invadiram a praia!!! Bom é verdade que podemos encontrar as verdadeiras que não soltam as tiras e não tem cheiro, mas as cópias estão por toda a parte.




Uma parada para prestigiar a historia desse pequeno vilarejo seus artistas e seus escritores...
Eu sempre visito os mercados quando chego em uma cidade, mas dessa vez ele estava fechado fiquei só no desejo de descobrir o sabor local.
Mercado da cidade
E minha rota continua rumo ao mar. Um convite aos pés, ao corpo, uma banhada no oceano do meu país natal, isos me deixou um pouquinho mais perto do Brasil, apesar da distância o cheiro desse país tropical que encanta e me deixa saudosa está em toda parte que eu viajo :)

La na linha do horizonte uma construção me chamou a atenção, a primeira vista mais parecia a Torre Eiffel, claro que não era rs, mas essa é a primeira impressão que ficou pela sua forma muito parecida.
Esse é o farol de Cordouan que fica a 7km de mar a dentro no estuário da Gironda. Esse é o mais antigo farol e atividade da França foi construido em 1584 é chamado também de Versailles do mar pelo seu explendor luminoso.
A rota de Santiago de Compostela também passa por aqui...

Para finalizar o passeio o pôr-do-sol, e o sorriso de ter aproveitado esse lazer simplesmente apreciando a natureza do homem e do planeta.

Até a próxima parada :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber seu(s) comentário(s) querido leitor.:)

A Francophonie no meio do mundo

No dia 1° de setembro professores e alunos do curso de francês do Centro Cultural Amapaense estiveram no #lecafebistrot ,localizado ...